Ensino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativa

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-211-2

DOI: 10.5281/zenodo.17195558

Descrição: A educação contemporânea encontra-se imersa em um cenário de rápidas transformações, impulsionadas pelo avanço das tecnologias digitais e pela crescente necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas, dinâmicas e centradas no estudante. Neste contexto, o livro Ensino, Tecnologia e Inclusão: Caminhos para uma Educação Ativa e Equitativa apresenta-se como uma contribuição relevante ao debate acadêmico e à prática docente, oferecendo reflexões e experiências voltadas para a integração entre inovação, equidade e qualidade educacional.
Organizado em nove capítulos, a obra propõe um percurso temático que parte da compreensão do currículo na cultura digital, discutindo suas implicações na construção de saberes mais conectados à realidade contemporânea, até chegar à análise de ferramentas e estratégias pedagógicas que favorecem o engajamento e a aprendizagem significativa.
O segundo capítulo aborda a educação inclusiva na era digital, explorando estratégias de ensino voltadas para alunos com dificuldades de aprendizagem, discutindo os desafios e as possibilidades de um processo educativo verdadeiramente acessível. Em seguida, o terceiro capítulo amplia o olhar para a educação no campo em tempos de cultura digital, destacando as especificidades e os desafios enfrentados em contextos rurais.
A partir do quarto capítulo, o foco recai sobre o potencial das plataformas digitais para a personalização da aprendizagem, exemplificado pelo uso do Google Classroom no contexto do ensino híbrido na educação básica. Na sequência, discutem-se as potencialidades da gamificação como estratégia de motivação escolar e, mais especificamente, o uso do Kahoot! no ensino de Matemática, evidenciando possibilidades para tornar o aprendizado mais interativo e prazeroso.
O sétimo capítulo apresenta a metodologia ativa de rotação por estação, ressaltando seu papel no desenvolvimento da autonomia e na diversificação das experiências de aprendizagem. O oitavo capítulo dedica-se às tecnologias assistivas, discutindo a importância da inclusão e da acessibilidade educacional como pilares de uma educação equitativa. Por fim, o nono capítulo explora o uso do Wordwall como metodologia ativa, destacando seu potencial na construção de aulas mais dinâmicas e significativas.
Assim, esta obra se constitui como um convite ao diálogo entre teoria e prática, entre inovação tecnológica e compromisso social, reforçando a ideia de que a educação ativa e inclusiva é possível quando se alia à tecnologia de forma crítica, criativa e responsável. Destina-se a professores, gestores, pesquisadores e estudantes que buscam compreender e aplicar metodologias capazes de transformar a sala de aula em um espaço de participação, equidade e inovação.

Organizadores: Fábio José de Araújo; Rodi Narciso e Zilda Alves Vieira

Autores: Aline Pereira Rodrigues; Cleonice Jose da Fonseca; Conceição Brito Souza dos Santos; Cristiane da Silva Reis Gondim; Cynthia Holanda Magalhães; Débora da Paz Maciel Kimura; Dirceneide Pereira Gelinski; Edgleison de Sousa Suriano; Ednusia Maria da Silva Viana; Eliana Garcia da Silva; Elizângela Fernandes Motta Neves; Érica Flávia da Silva; Geysiane Alexandre Araújo da Silva; Ildeni do Nascimento; Iranilda Alves Nogueira Gomes; Ítalo Martins Lôbo; Ivanilda de Argolo Gomes; João Evangelista Oliveira da Silva; Leonardo de Souza Portal; Maira Oliveira Silva Pereira; Márcia Magaly Moreira de Miranda; Marco Aurélio Oliveira Dias; Maria Analice de Araujo Albuquerque; Maria Isabel Coêlho Moraes; Marília Cordeiro Aragão; Michael Fernandes de Lima; Renatta da Costa Lins; Sâmila Saraiva de Sales; Silvan Amaro Oliveira; Silvia Carvalho Barbosa Costa; Sonia Maria Destefani; Tiago João Vaz; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa; Zilma Marinho de Lima.

Capítulos
Capítulo 1
CURRICULO E CULTURAL DIGITAL
Débora da Paz Maciel Kimura; João Evangelista Oliveira da Silva; Sâmila Saraiva de Sales; Silvia Carvalho Barbosa Costa; Conceição Brito Souza dos Santos

Capítulo 2
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ERA DIGITAL: Estratégias de ensino digital para alunos com dificuldade de aprendizagem, desafios e possibilidades
Márcia Magaly Moreira de Miranda; Maria Analice de Araujo Albuquerque; Zilma Marinho de Lima; Marília Cordeiro Aragão; Cristiane da Silva Reis Gondim

Capítulo 3
EDUCAÇÃO NO CAMPO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
Débora da Paz Maciel Kimura; Sâmila Saraiva de Sales; Maira Oliveira Silva Pereira; Renatta da Costa Lins; Silvan Amaro Oliveira

Capítulo 4
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM PARA A PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Débora da Paz Maciel Kimura; Geysiane Alexandre Araújo da Silva; Marco Aurélio Oliveira Dias; Sonia Maria Destefani; Dirceneide Pereira Gelinski

Capítulo 5
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO ESCOLAR
Elizângela Fernandes Motta Neves; Érica Flávia da Silva; Renatta da Costa Lins; Leonardo de Souza Portal; Aline Pereira Rodrigues

Capítulo 6
GAMIFICANDO A MATEMÁTICA: O KAHOOT! COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Edgleison de Sousa Suriano; Leonardo de Souza Portal; Aline Pereira Rodrigues; Cynthia Holanda Magalhães; Maria Isabel Coêlho Moraes

Capítulo 7
METODOLOGIA ATIVA ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO
Ítalo Martins Lôbo; Cynthia Holanda Magalhães; Eliana Garcia da Silva; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa; Ednusia Maria da Silva Viana

Capítulo 8
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Inclusão e acessibilidade educacional
Márcia Magaly Moreira de Miranda; Cleonice Jose da Fonseca; Ildeni do Nascimento; Iranilda Alves Nogueira Gomes; Zilma Marinho de Lima

Capítulo 9
WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO
Ítalo Martins Lôbo; Tiago João Vaz; Ivanilda de Argolo Gomes; Ednusia Maria da Silva Viana; Michael Fernandes de Lima



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !