ISBN: 978-65-6009-214-3
DOI: 10.5281/zenodo.17201699
Descrição: A prática educativa é uma ação coletiva, equilibrada e consistente que demarca o campo de tratamento de informações articuladas entre o manuseio individual do saber para a dinâmica da interação social determinada a partir da intenção mediada por uma visão pedagógica de ser, estar, situar e fazer acontecer.
De modo que a dinâmica processual do conhecimento gira em torno de um cenário altamente dialético focado na diversidade de perspectivas que determinam a gestão do conhecimento, como um fenômeno em processo de desenvolvimento gradativo entre fases, sentidos e significados.
É, portanto, um manancial de interações, geridas em saberes instituídos socialmente, num dado espaço de tempo, desenhado no contexto de um universo rico, dinâmico e cheio de simbologias que vão muito além do repasse de conteúdo programático de uma disciplina isolada no interior da sala de aula.
Neste sentido a gestão do conhecimento no contexto educacional da atualidade é aqui observada como o fluir da experiência, da intuição, da tentativa de acertos. São procedimentos preciosos de um desenrolar de percepções dos contextos em que os diferentes sujeitos sociais estão situados, mas que, muitas vezes, permanecem invisíveis ou não sistematizados. Necessitando ser prescrito e relacionados na prática compartilhada, nos momentos de reflexões que surgem de um desafio enfrentado na experiência cotidiana do espaço formativo, institucional. Reconhecido como uma potência alternativa de produção humana.
E foi exatamente essa constatação que motivou o nosso interesse em construir uma abordagem que possa sediar a pratica pedagógica como alternativa articulada que une diferentes sujeitos sociais numa ação conjugada de sentidos e tendências educacionais voltadas a diversidade sócio cultural.
Reafirmando a perspectiva de que, ao organizar e sistematizar os saberes instituídos socialmente, é possível construir uma cultura de aprendizagem que valoriza o saber oriundo da ação pedagógica pulsante e articulada entre os indivíduos, circulando em cada experiência de chão em chão e de oportunidade em oportunidade formativa, para todos os envolvidos no processo educativo se beneficiem.
Sob esta visão refletimos a intencional ação da gestão do conhecimento focalizadas nas agencias formativas e institucionais brasileiras como um mecanismo da realidade que precisa ser debatida. Isso não significa ausência de saber, mas ausência de estrutura e de políticas que sustentem a circulação permanente desse saber.
Por isso, este enfoque não pretende trazer uma solução pronta, mas provocar reflexões e propor a abertura de diálogos que possam ser apropriadas pelos sujeitos, de forma colaborativa. A proposta se desenha nas experiências processual de uma escuta e da vivência com os autores, respeitando o tempo, o contexto e os saberes que existem em seus territórios contextuais.
Esta abordagem também busca contribuir para o fortalecimento da cultura de valorização dos participantes, como produtor de conhecimento vivido em diferentes núcleos de experiência.um dos eixos de maior relevância é criar condições para que os enfoques aqui elencados, sejam reconhecidos não apenas como conteúdos acabados, mas como intelectuais da prática, capazes de pensar, refletir, sistematizar e compartilhar o que fazem com consciência crítica.
Além disso, o diálogo em torno desta premissa se insere em um movimento maior de defesa da ação gestora que o ser humano, constrói na esfera institucional, da sua autonomia e da sua potência transformadora. Acreditar que somos capazes de produzir conhecimento. Independente de nossas limitações e condições humanas é também acreditar que cada sujeito pode ser protagonista das mudanças que deseja ver. E isso só é possível quando há espaço, tempo e escuta para que esses saberes emergentes floresçam e se transformem em ação coletiva. Partindo para a organização desses diálogos contextuais o livro a gestão do conhecimento no contexto educacional reflete as práticas e alternativas pedagógicas articuladas na realidade contemporânea.
Organizadores: Mário Luiz Amorim da Silva; Arlindo Gomes de Paula; Bianca de Fatima Fonseca Jardim Pantoja; Gisele Garzon Alves; Adriano Ricardo de Campos; Gislaine Schon; Josevam lopes do Nascimento; Osvaldina Morais Santos; LuMaria Irineia de Souza Freitas; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gliter e Lucineide Bispo dos Reis Luz
Autores: Adriana Gittler; Adriano Ricardo de Campos; Alba Estevam Batista; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Arlindo Gomes de Paula; Carina da Silva Mota; Cecília Câmara Guedes Ferreira; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Darlene Maria Gaspar Aquino; Davi Milan; David Ferreira da Silva Neto; Diene da Silva Schlickmann; Eidinéia de Almeida Martins; Elane do Socorro Oliveira da Silva; Eliene Constancia Pereira Lima; Elisa de Sousa Coelho; Eneida Pontes do Espírito Santo; Erika Rayanne Vieira Gonçalves; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Francisca Kelle Fernandes do Nascimento; Geison Adriano Rodrigues Santos; Gislaine Schon; Giumaura Oliveira de Moura; Halysson Francisco Silva; Idalrina Borges Siqueira; Ivania Lameira da Silva Vieira; José Adnilton Oliveira Ferreira; José Carlos Xavier Santos; José Haroldo Evaristo Cavalcante; Júlio dos Santos Paes Neto; Keli Freitas; Laíssa Maria Oliveira Moura Barbosa; Lorena Oliveira Moura; Lucineide Bispo dos Reis Luz; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Luzimar Ferreira de Paiva; Marcelus clei da Silva Buraslan; Maria de Jesus Alves; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Maria Nazareth de Lima Arrais; Maria Valéria Araújo Vieira Lins; Mário Luiz Amorim da Silva; Monica Rodrigues da Cruz Lins; Natália Medeiros Oliveira; Osvaldina Morais Santos; Paula Cristina Nunes Avelino; Pedro Honório Ferreira França; Rita Catarina Alves Pereira Vale; Rodrigo Bruno Kehdy; Rosimeri Pinto dos Santos; Samantha de Souza Leal Ribeiro; Sania da Conceição Silva Novais; Silvanda Santana de Almeida; Silvano Pereira Novaes; Tainara de Sousa Soares.
Capítulos
Capítulo 1
A TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS DA ESCOLA PARA O MERCADO DE TRABALHO: DESAFIOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS
Mário Luiz Amorim da Silva; Arlindo Gomes de Paula; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; José Adnilton Oliveira Ferreira; Pedro Honório Ferreira França; Marcelus clei da Silva Buraslan; Eliene Constancia Pereira Lima; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Elane do Socorro Oliveira da Silva; Darlene Maria Gaspar Aquino; Osvaldina Morais Santos; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva; Diene da Silva Schlickmann; Laíssa Maria Oliveira Moura Barbosa; Lorena Oliveira Moura; Giumaura Oliveira de Moura; José Haroldo Evaristo Cavalcante; Monica Rodrigues da Cruz Lins
Capítulo 2
A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TEA: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Mário Luiz Amorim da Silva; Arlindo Gomes de Paula; Tainara de Sousa Soares; Paula Cristina Nunes Avelino; Eliene Constancia Pereira Lima; Rosimeri Pinto dos Santos; David Ferreira da Silva Neto; Elane do Socorro Oliveira da Silva; Halysson Francisco Silva; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Eidinéia de Almeida Martins; Osvaldina Morais Santos; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide Bispo dos Reis Luz; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva; Laíssa Maria Oliveira Moura Barbosa; Lorena Oliveira Moura; Giumaura Oliveira de Moura; José Haroldo Evaristo Cavalcante; Maria Valéria Araújo Vieira Lins; Rita Catarina Alves Pereira Vale
Capítulo 3
ORALIDADE EM FOCO: CONSTRUINDO UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Tainara de Sousa Soares; Maria Nazareth de Lima Arrais; Arlindo Gomes de Paula; Mário Luiz Amorim da Silva; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Davi Milan; Monica Rodrigues da Cruz Lins
Capítulo 4
O RETRATO DO BRASIL COLONIAL: A VIDA E A POESIA DE GREGÓRIO DE MATOS
Tainara de Sousa Soares; José Carlos Xavier Santos; Mário Luiz Amorim da Silva; Marcelus clei da Silva Buraslan; Keli Freitas; Osvaldina Morais Santos; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide Bispo dos Reis Luz; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva
Capítulo 5
ARTEFATOS CULTURAIS DA DIVERSIDADE: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL DO SUJEITO SURDO
Arlindo Gomes de Paula; Mário Luiz Amorim da Silva; Tainara de Sousa Soares; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Carina da Silva Mota; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Ivania Lameira da Silva Vieira; Marcelus clei da Silva Buraslan; Osvaldina Morais Santos; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva
Capítulo 6
A FAMÍLIA E A ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO: UM CENÁRIO SISTEMÁTICO DE RELAÇÕES SOCIAIS
Arlindo Gomes de Paula; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Natália Medeiros Oliveira; Maria de Jesus Alves; Elisa de Sousa Coelho; Idalrina Borges Siqueira; Osvaldina Morais Santos; Maria de Jesus Alves; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva
Capítulo 7
DESAFIOS DA INCLUSÃO: O ALUNO SURDO EM CLASSE REGULAR
Arlindo Gomes de Paula; Mário Luiz Amorim da Silva; Tainara de Sousa Soares; Sania da Conceição Silva Novais; Maria de Jesus Alves; Júlio dos Santos Paes Neto; Cecília Câmara Guedes Ferreira; Osvaldina Morais Santos; Silvanda Santana de Almeida; Maria de Jesus Alves; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; Gislaine Schon; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva; Erika Rayanne Vieira Gonçalves; Francisca Kelle Fernandes do Nascimento
Capítulo 8
EDUCAÇÃO DOS SURDOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
Arlindo Gomes de Paula; Mário Luiz Amorim da Silva; Eneida Pontes do Espírito Santo; Samantha de Souza Leal Ribeiro; Elisa de Sousa Coelho; Osvaldina Morais Santos; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; Gislaine Schon; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva
Capítulo 9
CLUBE DO ROBÓTICA NAS ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE: ABORDAGEM EM DESIGN THINKING POTENCIALIZANDO O PENSAMENTO CRIATIVO E TRANSDISCIPLINAR
Arlindo Gomes de Paula; Mário Luiz Amorim da Silva; Silvano Pereira Novaes; Geison Adriano Rodrigues Santos; Osvaldina Morais Santos; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; Gislaine Schon; Rodrigo Bruno Kehdy; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva
Capítulo 10
CULTURA MAKER NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS POR MEIO DO BRINCAR
Silvano Pereira Novaes; Mário Luiz Amorim da Silva; Arlindo Gomes de Paula; Osvaldina Morais Santos; Alba Estevam Batista; Silvanda Santana de Almeida; Adriano Ricardo de Campos; Lucineide bispo dos Reis Luz; Gislaine Schon; Andelourdes Aparecida de Paula; Andrelina Mafalda de Paula; Adriana Gittler; Luzimar Ferreira de Paiva
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK