Educação para todos na era digital: caminhos e desafios da inclusão tecnológica - Volume 2

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-196-2

DOI: 10.5281/zenodo.15718047

Descrição: A sociedade contemporânea vivencia uma profunda transformação impulsionada pela tecnologia, que redefine a comunicação, as relações de trabalho e, de maneira fundamental, a própria concepção de aprendizado. Nesse cenário de constante evolução, a educação, como pilar essencial para o desenvolvimento humano e social, encontra na tecnologia um aliado estratégico. A integração de ferramentas digitais e plataformas inovadoras apresenta-se não apenas como uma tendência, mas como uma necessidade premente para ampliar horizontes, democratizar o acesso ao conhecimento e, sobretudo, fomentar a inclusão de todos os indivíduos no processo educativo.
No entanto, a transição para uma educação verdadeiramente inclusiva na era digital não se configura como um percurso linear e isento de obstáculos. Embora a tecnologia ofereça um vasto leque de recursos inovadores, plataformas acessíveis e a possibilidade de personalização do ensino, é imperativo reconhecer e endereçar as significativas barreiras que persistem. A disparidade no acesso a dispositivos e à internet, a infraestrutura tecnológica ainda incipiente em muitas realidades e a necessidade de uma formação docente que capacite os educadores para o uso pedagógico eficaz das tecnologias representam desafios concretos.
Este ebook se propõe a ser um guia abrangente para navegar por essa complexa e multifacetada paisagem da inclusão tecnológica na educação. Ao longo de suas páginas, buscaremos analisar os diversos caminhos que a tecnologia nos oferece para construir um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, acessível e responsivo às diversas necessidades e habilidades de todos os alunos.
Adentraremos na análise de ferramentas e estratégias que estão remodelando a dinâmica da sala de aula, desde o uso de recursos digitais interativos e softwares educativos até a implementação de plataformas de aprendizagem adaptáveis e tecnologias assistivas. Além disso, dedicaremos atenção especial aos desafios que precisam ser superados para garantir que a inclusão tecnológica transcenda a retórica e se concretize como uma realidade tangível e equitativa para cada estudante, em diferentes contextos socioeconômicos e geográficos.
Destinado a educadores, gestores escolares, pais, mães, estudantes e a todos aqueles que se dedicam à causa da educação e da igualdade de oportunidades, este ebook convida à reflexão e à ação. Juntos, exploraremos como podemos construir uma educação que não apenas acompanhe a vertiginosa evolução tecnológica, mas que a utilize como um poderoso instrumento para garantir que o direito fundamental à aprendizagem seja plenamente exercido e acessível a todos, sem qualquer forma de exclusão, na era digital.
Prepare-se para uma jornada de descobertas, reflexões embasadas em dados e evidências, e, acima de tudo, para um convite à construção de uma educação mais inclusiva, tecnologicamente integrada e verdadeiramente empoderadora.

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
Paulo Freire.

Organizadora: Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Autores: Ana Cristina Damasco Marins Monnerat; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Cláudia de Fátima Lima; Eliani Batista Farias; Elisangelica Melo Portela; Fernando Gomes Martins; Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim; Ionara Alves Salgado; Ítalo Martins Lôbo; Jéssica dos Santos Cordeiro; Joice Santos Moreira Rodrigues; Josielma Rodrigues Marinho; Junia Belisario Pinto; Lucirene Rocha de Souza Reis; Márcia Magaly Moreira de Miranda; Marciane Dias dos Santos; Maria Milza Soares Antunes; Mario Gomes de Souza; Nilson Ferreira dos Santos; Núbia Elzira Meireles Guimarães; Regiane Bentes Nascimento Guimarães; Regina Cristina Costa Moura; Sara da Costa; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Sueli Aparecida dos Santos; Tatiane Maria da Cruz.

Capítulos
Capítulo 1
RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURRÍCULO E METODOLOGIAS ATIVAS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15713659   

Capítulo 2
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTOS DESAFIADORES
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15713665   

Capítulo 3
DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VANTAGENS E DESAFIOS DO PROFISSIONAL NA ERA DO APRENDIZADO DIGITAL
Mario Gomes de Souza
DOI: 10.5281/zenodo.15713667   

Capítulo 4
APRENDIZAGEM AUTOGERIDA EM CURSOS ONLINE SEM TUTORIA: O POTENCIAL DA PLATAFORMA MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO
Eliani Batista Farias
DOI: 10.5281/zenodo.15713673   

Capítulo 5
DO PROTÓTIPO À TRANSFORMAÇÃO: A CULTURA MAKER COMO ESTRATÉGIA PARA REINVENTAR O ENSINO
Lucirene Rocha de Souza Reis
DOI: 10.5281/zenodo.15713681   

Capítulo 6
ROBÓTICA EDUCACIONAL E CULTURA MAKER NA ESCOLA PÚBLICA
Josielma Rodrigues Marinho; Cláudia de Fátima Lima; Jéssica dos Santos Cordeiro; Joice Santos Moreira Rodrigues; Maria Milza Soares Antunes; Regiane Bentes Nascimento Guimarães; Sueli Aparecida dos Santos; Tatiane Maria da Cruz
DOI: 10.5281/zenodo.15715649   

Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA
Márcia Magaly Moreira de Miranda; Ana Cristina Damasco Marins Monnerat; Fernando Gomes Martins; Ionara Alves Salgado; Nilson Ferreira dos Santos; Núbia Elzira Meireles Guimarães; Regina Cristina Costa Moura; Sara da Costa
DOI: 10.5281/zenodo.15715659   

Capítulo 8
ACOLHIMENTO E VÍNCULO TERAPÊUTICO NA TERAPIA SISTÊMICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA CLÍNICA
Ítalo Martins Lôbo; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Elisangelica Melo Portela; Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim; Junia Belisario Pinto; Marciane Dias dos Santos; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15715697

Capítulo 9
PSICOLOGIA CLÍNICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Ítalo Martins Lôbo; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Elisangelica Melo Portela; Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim; Junia Belisario Pinto; Marciane Dias dos Santos; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15715718   

Capítulo 10
O AMBIENTE VIRTUAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TÉCNICA E SEMIÓTICA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15715724   

Capítulo 11
SAÚDE AMBIENTAL E POTABILIDADE DA ÁGUA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15715729   

Capítulo 12
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E METODOLOGIAS ATIVAS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15715735   

Capítulo 13
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Mario Gomes de Souza
DOI: 10.5281/zenodo.15715744



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !