Chuva de raios cósmicos: uma sequência didática de Física moderna e contemporânea para o ensino médio

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-86013-89-4

DOI: 10.29327/5555659

Descrição: Este material instrucional apresenta uma sequência didática de quatorze (14) horas/aulas, enfatizando experimentações que tiveram como objetivo explicar a estudantes do 3º ano do ensino médio o fenômeno dos raios cósmicos e sua importância para a formação dos alunos.
O produto educacional aqui apresentando foi hospedado em um Website. O Website é composto por 8 páginas principais, cada uma versando sobre um determinado tema. O site pode ser acessado diretamente através do QRcode abaixo ou pelo link de acesso   http://www.fisicaagora.com.br. Também foi criado um canal no YouTube para anexar os vídeos traduzidos pela inteligência artificial (EzDubs.ai). A conta pode ser acessada através do link: https://www.youtube.com/@fisicaagoracomprofueudison. 
Além do conteúdo de nossa própria autoria, cada página conta com conteúdos, vídeos curtos didáticos, fotos, gifs e animações que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos princípios do design instrucional para que o material pudesse ser atrativo para o leitor, despertando o interesse e motivando-o a navegar no site. Os gifs animados auxiliam a explorar o conteúdo de uma maneira descontraída e facultando ao leitor o momento de acessar as leituras, uma vez que estão “fora” do texto principal.
Recomenda-se aos docentes que as experimentações ocorram após a aplicação das aulas teóricas que versem sobre os raios cósmicos. No desenvolvimento da sequência didática, ora apresentada, optou-se, como referencial educacional, pela adoção dos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Delizoicov e Angotti (2002). 
De acordo com esses autores é preciso nortear e facilitar a aquisição do conhecimento do discente, tendo como base a criação de possibilidades para que o aluno associe o conhecimento aprendido com a sua própria realidade. Partindo dessa compreensão, Delizoicov e Angotti (2002) elaboraram a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas, que foram o norte para o desenvolvimento deste produto.
No primeiro momento pedagógico, ocorreu a problematização inicial e se buscou mostrar aos discentes a compreensão de que algumas situações necessitam de conhecimento científico, enquanto no segundo momento pedagógico serão apresentados aos alunos os novos conhecimentos de Física, que não estão ligados diretamente ao tema proposto na problematização inicial. Por fim, o terceiro passo da sequência didática foi retomar os questionamentos da problematização inicial. Ainda foi verificado nessa fase, se houve evoluções nas respostas e na compreensão dos alunos. 
Ainda nesse momento, os alunos foram estimulados a apresentar seus conhecimentos, que poderão ser mensurados através da realização de experimentos e do uso do aplicativo de celular CREDO. O objetivo deste aplicativo foi usar a câmera do celular para registrar a interação dos raios cósmicos primários como o sensor CMOS. Essas interações tiveram seus registradas em fotos e enviadas pelo celular para o projeto CREDO onde ficaram à disposição do público interessado e de especialistas. 
Essas fotos mostraram a interação de partículas cósmicas como o múon, elétron e fóton com o sensor. O professor, ao trazer uma aplicação específica, juntamente com os alunos, fez a classificação das partículas encontradas, tendo sido feito através de um processo de competição entre grupos de estudantes com o intuito de verificar qual grupo obtém mais fotos do fenômeno.

Autores: Ueudison Alves Guimarães e Adellane Araujo de Sousa

Capítulos
APRESENTAÇÃO

Capítulo 1
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Os objetos digitais de aprendizagem
1.2 Momentos pedagógicos
1.3 A inteligência artificial EzDubs.ai

Capítulo 2
METODOLOGIA

Capítulo 3
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
3.1 Os raios cósmicos
3.2 História da radioatividade
3.3 Energia relativística
3.3.1 Dilatação temporal relativística
3.4 Campo magnético da Terra
3.5 Magnetosfera da Terra
3.6 Chuveiros cósmicos e a radiação Cherenkov
3.7 O aplicativo CREDO
3.8 Identificação das partículas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS



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