Mente e Coração: A Arte da Aprendizagem Socioemocional

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-063-7

DOI: 10.5281/zenodo.10794882

Descrição: Na jornada da educação, frequentemente nos concentramos nas metas acadêmicas, nos esforçamos para alcançar altos padrões e buscamos incansavelmente o sucesso intelectual. No entanto, em meio a esse percurso, um aspecto fundamental muitas vezes permanece nas sombras: o mundo emocional e social de nossos alunos. Este livro nasce da necessidade de iluminar essa dimensão, tão vital quanto qualquer equação matemática ou teoria científica.
“Mente e Coração” não é apenas um título; é uma declaração de intenções. Pretende-se estabelecer um diálogo sobre como a educação pode abraçar plenamente a complexidade emocional e social do ser humano. Aqui, as emoções não são vistas como obstáculos, mas como pontes para um aprendizado mais profundo e significativo.
Este livro é o resultado de uma jornada de descobertas, reflexões e, acima de tudo, de uma escuta atenta às necessidades emocionais e sociais que permeiam o ambiente educacional. Ao longo destas páginas, compartilharemos insights, estratégias e histórias reais, buscando oferecer um caminho para uma educação mais consciente, empática e integral.
Aprendizagem socioemocional não é um termo da moda; é um imperativo para o mundo em que vivemos. Neste livro, abordaremos como educadores podem cultivar essas habilidades essenciais, não apenas em seus alunos, mas também em si mesmos. Afinal, o aprendizado socioemocional começa com o autoconhecimento e se estende ao reconhecimento da humanidade no outro.
Esperamos que “Mente e Coração” sirva como uma bússola para aqueles que buscam orientar seus alunos através dos desafios emocionais e sociais da vida, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Que este livro inspire educadores a criar espaços de aprendizagem onde cada aluno possa se sentir visto, ouvido e valorizado em sua inteireza.
A educação é uma jornada compartilhada. Vamos embarcar juntos nesta viagem de descoberta e transformação.

Autores: Alexandre de Araújo Lamattina; Carlos Eduardo Paulino; Durval dos Santos de Oliveira e Wagner Luiz da Silva

Capítulos
PREFÁCIO

Capítulo 1
EDUCAÇÃO HOLÍSTICA E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

Capítulo 2
A ESSÊNCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

Capítulo 3
DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Capítulo 4
APLICANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Capítulo 5
EMPATIA E RELACIONAMENTOS NA EDUCAÇÃO

Capítulo 6
A SALA DE AULA SOCIOEMOCIONAL

Capítulo 7
APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL E TECNOLOGIA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !