Desafios e Conquistas dos Profissionais da Educação Universitária a Distância: Relatos de Experiências

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-064-4

DOI: 10.5281/zenodo.10846168

Descrição: É com satisfação que lhe damos as boas-vindas ao E-book “Desafios e conquistas dos profissionais da educação universitária a distância: relatos de experiências”.
O propósito deste livro consiste em divulgar o trabalho pedagógico desenvolvido no Ensino Superior a Distância, por meio de reflexões e relatos de profissionais que atuam na área e, nesse contexto, enfrentam, diariamente, os dilemas e as realizações provenientes da atuação como professores neste nível de ensino.
A obra, nessa conjuntura, contribui academicamente, pois as produções, em sua maioria, são de autores graduados e pós-graduados na área educacional, sendo que todos têm uma rica experiência de atuação profissional no ensino superior a distância. 
Esse diferencial confere à coletânea uma linguagem que demonstra o envolvimento com a temática, apresentando uma diversidade nos assuntos abordados. Tal fato, aproxima o interlocutor, seja ele universitário ou profissional da educação, para uma leitura atenta e questionadora sobre o cenário e, com potencial para motivar o público a buscar soluções às demandas prementes. 
De outro lado, para além das críticas tecidas, a partir dos desafios existentes no magistério, tutoria, mediação e orientação no contexto universitário, prepare-se, caro leitor, para se emocionar com relatos advindos da prática profissional e, também, da experiência pessoal, compartilhada por uma das autoras. 
Assim, convidamos você a apreciar, realizar uma leitura crítica e ser afetado: navegando pelos desafios da aprendizagem; buscando uma luz no fim do túnel; pensando em como facilitar o desenvolvimento do processo de quem ensina e de quem aprende; em entender que o ensino a distância é abrangente; ao mergulhar em uma jornada de transformação no mundo universitário; a compreender que a grandeza dos desafios não é proporcional ao tamanho dos polos;  a conectar a aprendizagem colaborativa nos processos educacionais; a fomentar o vínculo entre graduandos e professores, por meio da memória e da escrita; a compreender o quão promissora é uma universidade virtual; a refletir sobre o papel da orientação educacional no ensino superior e, a perceber que um projeto integrador pode suscitar boas experiências e gerar aprendizados no EAD (Ensino a Distância).
É na pluralidade dos assuntos que apresentamos esta obra, buscando evidenciar a grandeza em torno da educação universitária a distância, uma realidade que, ao longo dos anos, tem crescido quantitativamente, à medida em que mais brasileiros buscam a formação acadêmica, elegendo o EAD como um dos meios prediletos para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Isso justifica a importância de pesquisas na área e a socialização de experiências, para que esse contexto progrida, também, qualitativamente.
Sem o intuito de esgotar o assunto, porém, com a convicção de que as contribuições de cada artigo podem ampliar o entendimento sobre a educação superior a distância, deixamos nosso convite para que destine um tempo para ler todos os capítulos, os quais, certamente, estão ansiosos para dialogar com você.

Organizadores: Davi Milan; Antonia Rodrigues de Araújo e Edna Aparecida Santos da Silva

Autores: Alessandra Aparecida de Souza Gibello; Antonia Rodrigues de Araújo; Arieli de Brito Oliveira; Carla Sortino Bassi; Davi Milan; Edna Aparecida Santos da Silva; Janaína Aparecida Corrêa Martins; Jucilene Moura de Almeida; Marilda Aparecida Rezende; Marisa De Souza Cunha Moreira; Natália Fernandes Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
ENSINO SUPERIOR EM FOCO: CONECTIVIDADE E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER
Alessandra Aparecida de Souza Gibello

Capítulo 2
UNIVERSIDADE VIRTUAL A DISTÂNCIA: UMA REALIDADE PROMISSORA
Antonia Rodrigues de Araújo

Capítulo 3
UM PEQUENO POLO E SEUS DESAFIOS COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Arieli de Brito Oliveira

Capítulo 4
O ESTUDO DE MEMÓRIA E A ESCRITA COMO CAMINHO DE CONEXÃO: ENTRE OS ALUNOS, COM OS PROFISSIONAIS DO POLO E CONSIGO MESMO
Carla Sortino Bassi

Capítulo 5
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Davi Milan

Capítulo 6
"DE ALUNA A MEDIADORA: MINHA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO UNIVERSITÁRIO"
Edna Aparecida Santos da Silva

Capítulo 7
UNIVERSIDADE A DISTÂNCIA:  UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL
Janaína Aparecida Corrêa Martins

Capítulo 8
INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA A DISTÂNCIA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZADO DO ALUNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSITÁRIA
Jucilene Moura de Almeida

Capítulo 9
PROJETO INTEGRADOR NO ENSINO SUPERIOR – EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NO EaD
Marilda Aparecida Rezende

Capítulo 10
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Marisa De Souza Cunha Moreira

Capítulo 11
NAVEGANDO PELOS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Natália Fernandes Oliveira


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !