Possibilidades com o Desenho para Aprendizagem da Linguagem Escrita: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-84885-01-1

DOI: 10.5281/zenodo.6525723

Descrição: Neste trabalho objetivamos estudar as possibilidades com o desenho para aprendizagem da Linguagem escrita, tendo como referência as obras “Imaginação e Criação na Infância” (VIGOTSKI, 2009); “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem” (VIGOTSKI; LURIA; LEONTIEV, 2016). Esta elaboração com delineamento bibliográfico tem como amparo teórico-metodológico a Teoria Histórico-Cultural, pois este referencial apresenta subsídios para refletir sobre o processo de aprendizagem e as possibilidades de intervenções pedagógicas humanizadoras para o desenvolvimento da escrita das instituições em Educação Infantil na atualidade. Em nosso entendimento, o professor pode contribuir para o aprimoramento das funções psicológicas superiores na medida em que realiza práticas educativas que articulem as experiências imediatas das crianças com o conhecimento científico.

Autor: Poliana Hreczynski Ribeiro

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
O DESENHO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

2.1 Os estágios do desenho infantil para o desenvolvimento da criação e imaginação

Capítulo 3
TEORIA HISTÓRICO - CULTURAL: DO DESENHO PARA A ESCRITA

3.1 Breve história da escrita: Contexto e Sociedade

3.2 As contribuições do desenhar na infância para aprendizagem da Linguagem Escrita

Capítulo 4
DESENHO E ESCRITA:  POSSIBILIDADES PARA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS HUMANIZADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4.1 Reflexões iniciais sobre as práticas pedagógicas humanizadoras na Educação Infantil

4.2 Apresentação do recurso didático “Dicionário Letras Vivas” para aprendizagem do desenho á escrita

Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

A AUTORA


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !