Educação Inclusiva: Formação e Atuação em Pauta

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-47-9

DOI: 10.5281/zenodo.6410360

Descrição: Ao refletirmos sobre o passado percebemos anos de luta por uma sociedade com mais equidade de oportunidades. Podemos identificar um grande período em que as pessoas com deficiência foram excluídas da escola, como reflexo da exclusão social. Em sequência, a sociedade passou por um período em que essas pessoas eram segregadas em escolas “especiais”, onde, em muitos casos, eram tratadas de forma homogênea sem que suas especificidades fossem consideradas; passamos em seguida pelo período de integração em que os estudantes estavam matriculados nas escolas, porém eram invisibilizados. Estavam nas escolas, mas nada mudava nesses ambientes. A aula permanecia da mesma forma, o estudante muitas vezes recebia uma atividade totalmente diferente do restante da turma, pela compreensão de que ele não seria capaz de aprender o conteúdo como os demais. 
E hoje, vivenciamos uma perspectiva de educação inclusiva. Os discentes com deficiência permanecem nas escolas regulares, porém ações são desenvolvidas para que as especificidades dos estudantes sejam consideradas pelo professor, pelo projeto político pedagógico da escola, pelos gestores, para contratação de profissionais específicos da área da acessibilidade e inclusão, assim, ao direcionar o olhar para o futuro, contamos com o aprimoramento da inclusão educacional em todos os níveis e modalidades.
No entanto, para uma atuação que contemple os direitos dos discentes com deficiência e possibilite sua plena participação no processo de ensino e aprendizagem, um dos pilares a serem considerados é a formação dos profissionais da educação que precisam de conhecimentos sobre as especificidades dos estudantes com deficiência.
A presente obra reúne investigações referentes à educação inclusiva tanto com o foco na formação quanto na atuação dos profissionais envolvidos.
Portanto, esperamos que a leitura desta obra contribua com reflexões acerca da formação e atuação dos professores e demais profissionais que trabalham na educação inclusiva e traga ótimos insights para novas pesquisas e ações que busquem efetivar a inclusão em nossas escolas e na sociedade como um todo.

Organizadora: Rayssa Feitoza Felix dos Santos

Autores: Ana Maria Tavares Duarte; Ana Mel Oliveira do Nascimento; Ariana Bezerra de Macêdo Moraes; Dilma Gomes de Aguiar Braz; Fabrícia Martins do Prado; Jacqueline Kelly Silva Alves; João Paulo Matos da Silva; Juliel Conceição Barreto; Márcio Araújo de Almeida; Marcus Vinicius Campos Matraca; Maria Joselma do N. Franco; Maria Lindaci de Sobral Soares; Matheus Anacleto da Silva; Mayara Martins Macedo; Neila Ingrid Prazeres Santos; Paulo Augusto Tamanini; Priscila de Souza Nascimento; Rayssa Feitoza Felix dos Santos; Renata Pereira da Silva; Risonete Rodrigues da Silva; Vilza Francisca Denke; Yandra Esteves Rodrigues Soares.

Capítulos
Capítulo 1
DESAFIOS ENFRENTADOS NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS: INTÉRPRETE DE LIBRAS EM FOCO
Ariana Bezerra de Macêdo Moraes; Rayssa Feitoza Felix dos Santos

Capítulo 2
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO ALTINHO-PE
Maria Lindaci de Sobral Soares

Capítulo 3
ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM - PE
Dilma Gomes de Aguiar Braz; Jacqueline Kelly Silva Alves; Risonete Rodrigues da Silva

Capítulo 4
POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO A ESTUDANTES SURDOS
Vilza Francisca Denke; Rayssa Feitoza Felix dos Santos

Capítulo 5
A DOCENCIA E PRÁTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE SURDOS EM SALA REGULAR
Maria Lindaci de Sobral Soares

Capítulo 6
ATUALIZAÇÃO DO AUTISMO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Juliel Conceição Barreto; Neila Ingrid Prazeres Santos; Priscila de Souza Nascimento; João Paulo Matos da Silva; Marcus Vinicius Campos Matraca

Capítulo 7
A  INSERÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA SALA DE AULA  REGULAR
Risonete Rodrigues da Silva; Maria Joselma do N. Franco; Ana Maria Tavares Duarte

Capítulo 8
DESAFIOS DA INCLUSÃO DA COMUNIDADE SURDA NA ESCOLA
Ana Mel Oliveira do Nascimento; Fabrícia Martins do Prado; Mayara Martins Macedo; Yandra Esteves Rodrigues Soares; Rayssa Feitoza Felix dos Santos

Capítulo 9
RECONHECENDO OS PARES ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO ENSINO DE HISTÓRIA
Márcio Araújo de Almeida; Paulo Augusto Tamanini; Matheus Anacleto da Silva

Capítulo 10
DEFICIÊNCIA VISUAL: COMO A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PODE AUXILIAR  NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM CEGUEIRA?
Renata Pereira da Silva; Risonete Rodrigues da Silva

CURRÍCULOS DOS AUTORES

A ORGANIZADORA


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !