Políticas Públicas, Estado e Educação: a desconstrução educacional brasileira e a luta para renascer das cinzas nos governos Temer e Bolsonaro

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-36-3

DOI: 10.5281/zenodo.6371261

Organizadores: Guibison da Silva Cruz e Odorico Ferreira Cardoso Neto

Descrição: O presente dossiê intitulado “Políticas Públicas, Estado e Educação: a desconstrução educacional brasileira e a luta para renascer das cinzas nos governos Temer e Bolsonaro” tem produções voltadas ao contexto da escola e das políticas que a envolvem como um todo. 
O Brasil em movimento vem sendo construído e descontruído desde a década de 90, agenciado por muitas transformações nas leis e diretrizes do campo da educação que buscam um caminho que leve à dita “educação de qualidade”. Apesar da normatividade pregada pelo Estado, as discussões trazidas nesta obra buscam evidenciar as nuances e disputas que envolvem a educação brasileira em tempos atuais, marcado pela pandemia de Covid 19, pelo negacionismo à ciência, pelo terraplanismo e pela exaltação da ignorância em desfavor do conhecimento. 
Diante dessa constatação e da leitura que realizamos dos sete (07) artigos, convido os leitores e as leitoras a mergulharem nos textos que retratam o exercício de pensar a práxis político-pedagógica de educadores e educadoras que anseiam por outra educação possível a partir das investigações, análises, reflexões e encaminhamentos propostos. 

Autores: Caio Mário de Oliveira Magalhães, Carlos Kusano Bucalen Ferrari, Christiane Corrêa de Oliveira, Eduardo Marangoni Canesin, Karla Fernanda Wunder da Silva, Lara de Oliveira Cardoso, Marilene Marzari, Mauro José de Souza, Odorico Ferreira Cardoso Neto, Sandra Canal, Valdir Rocha Santana, Vânia Maria dos Santos.

Capítulos
Capítulo 1
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Sandra Canal; Karla Fernanda Wunder da Silva

Capítulo 2
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ESTÁGIO CURRICULAR NA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA
Mauro José de Souza; Marilene Marzari

Capítulo 3
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O TRABALHO AGRÍCOLA FAMILIAR: A PEDAGOGIA DO SABER POPULAR
Valdir Rocha Santana; Christiane Corrêa de Oliveira

Capítulo 4
O ENSINO DE HISTÓRIA COMO CAMINHO PARA A PRÁXIS CIDADÃ
Vânia Maria dos Santos

Capítulo 5
EDUCAÇÃO E PODER: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE PODER FORMULADA POR FOUCAULT
Odorico Ferreira Cardoso Neto, Caio Mário de Oliveira Magalhães; Lara de Oliveira Cardoso

Capítulo 6
PRÁTICA EM SALA DE AULA: COMO O PROFESSOR PODE ENSINAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL?
Carlos Kusano Bucalen Ferrari

Capítulo 7
SOPA POLÍTICA PRIMEVA, NEOLIBERALISMO E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UM POUCO SOBRE IDEIAS E FORMULAÇÕES
Eduardo Marangoni Canesin

CURRÍCULOS DOS AUTORES

OS ORGANIZADORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !