Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 5

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-16-5

DOI: 10.5281/zenodo.5749685

Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 5” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Alécia Maria Gonçalves; Antônia Lília Soares Pereira; Cálita Fernanda de Paula Martins; Caroline Batista Silva de Souza; Clara Oliveira Campos; Daniel Moraes Santos; Danilo Faria de Moura; Denise de Jesus de Oliveira Silva; Evanette Costa Moura de Lima; Fabiana Alves Martins; Fabiana Gomes; Fernando da Silva Marques; Gabriel Ribeiro Gomes; Helaine Araujo de Oliveira; Hozana Ribeiro dos Santos; Iandra Batista da Silva; Isis Gomes de Brito Souza; Janeisi de Lima Meira; Joyce Nunes de Oliveira; Luciana Sedano; Marcos Alfonso Spiess; Maria Antônia Ramos Costa; Matheus Lau Damasceno; Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha; Rosana de Andrade Roca; Suelene Vaz da Silva; Tatiana de Oliveira Zuppa Netto; Tatielih Pardim de Oliveira Xavier; Vera Ribeiro Juremeira Arruda; Viviane Bessa Ferreira; Zenilda da Trindade Pinos.

Capítulos
Capítulo 1
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Antônia Lília Soares Pereira; Evanette Costa Moura de Lima; Helaine Araujo de Oliveira; Janeisi de Lima Meira

Capítulo 2
BNCC E FORMAÇAO DE PROFESSORES
Zenilda da Trindade Pinos; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 3
REFLEXÕES TEÓRICAS NOS TEXTOS DE NIETZSCHE, ROUSSEAU E KANT
Cálita Fernanda de Paula Martins; Vera Ribeiro Juremeira Arruda

Capítulo 4
BNCC, CURRÍCULO E DIVERSIDADE
Zenilda da Trindade Pinos; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 5
A EXPERIÊNCIA DE DOIS LICENCIANDOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: O USO DE WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Clara Oliveira Campos; Suelene Vaz da Silva; Gabriel Ribeiro Gomes

Capítulo 6
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS
Hozana Ribeiro dos Santos

Capítulo 7
LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE QUÍMICA – PROJETO LAVENQ
Tatielih Pardim de Oliveira Xavier; Fabiana Gomes; Alécia Maria Gonçalves; Marcos Alfonso Spiess; Viviane Bessa Ferreira; Fernando da Silva Marques

Capítulo 8
AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E A APLICAÇÃO PARA ACELERAÇÃO DE APRENDIZADO EM SALA DE AULA
Danilo Faria de Moura; Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha

Capítulo 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA:  ALTERNATIVAS DE ENSINO
Denise de Jesus de Oliveira Silva; Isis Gomes de Brito Souza

Capítulo 10
PROTÓTIPO UTILIZANDO PLATAFORMA ARDUINO PARA ANÁLISE DE OSCILAÇÕES: FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM
Fabiana Alves Martins; Iandra Batista da Silva; Joyce Nunes de Oliveira; Daniel Moraes Santos

Capítulo 11
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DA BNCC NA PRÁTICA
Zenilda da Trindade Pinos; Maria Antônia Ramos Costa

Capítulo 12
O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR
Rosana de Andrade Roca; Hozana Ribeiro dos Santos

Capítulo 13
CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE AS INVESTIGAÇÕES REVELAM?
Caroline Batista Silva de Souza; Matheus Lau Damasceno; Luciana Sedano

Capítulo 14
OFICINAS DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Fabiana Gomes; Alécia Maria Gonçalves; Tatiana de Oliveira Zuppa Netto

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !