Engenharia e Inovação: Construção, Gestão e Produção

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-19-6

DOI: 10.5281/zenodo.5759179

Descrição: Uma ciência tão antiga quanto a própria civilização, a engenharia acompanha a humanidade desde o princípio de sua evolução. A profissão foi fundamental para criar a sociedade como conhecemos atualmente. Então associada a outras ciências, permitiu que o homem saísse de condições nômades para fixar-se em uma local, evoluindo com o uso de recursos naturais. Essas criações que mudaram o rumo da sociedade como: alavancas, moinhos e polias, formaram a base técnica de inúmeras outras invenções mais complexas e são fruto do estudo dessa profissão.
Sendo assim, podemos descrever a engenharia como a utilização de conceitos teóricos e habilidades técnicas para o desenvolvimento. Seja de máquinas, edificações ou quaisquer outras formas de melhorar e facilitar a vida da sociedade.
A Engenharia está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma nação. Sua valorização vem aumentando com o passar dos anos e, nos países emergentes, como o Brasil, torna-se um ponto chave no caminho para o progresso, pois oferece a possibilidade de ampliação de infraestruturas do país para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e a resolução de problemas econômicos e sociais.
Os diferentes segmentos da Engenharia e entre os mais conhecidos estão as engenharias civil, elétrica, mecânica, de produção e química, possibilitam o exercício de diversas áreas como planejamento, gestão de processos e produtos e desenvolvimento de tecnologias, o engenheiro tem uma atuação universal. A Engenharia é uma profissão que utiliza da sua ciência para proporcionar, com responsabilidade, o desenvolvimento da sociedade a partir de estudo, planejamento e análise de projetos.
Em um mundo no qual as mudanças acontecem de forma rápida, e os recursos naturais são cada vez mais escassos, a engenharia tem papel importante para diminuir o impacto das adversidades climáticas e na preservação do meio ambiente. Isso só é possível graças às pesquisas e desenvolvimento de novos produtos de tecnologia verde.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Anna Camila Vieira Ribeiro; Antônio Acácio de Melo Neto; Daniel Moraes Santos; Hewerton Bartoli; Leonardo Fagundes Rosemback Miranda; Lorena Durau Carloto dos Santos; Marcos Augusto Mendes Marques; Maria Eliza Casagrande Lazzaretti; Maylane Gonçalves Rodrigues; Michael Dowglas de Gois Silva; Milton Batista Ferreira Junior; Nathália Cunha Rubin; Rosane Olivo Menegon; Ruth M. Hofmann; Sandileia Recalcatti; Thaísa Mariana Santiago Rocha; Vanessa Vogt.

Capítulos
Capítulo 1
ESTUDO DE CASO: ESTIMATIVA DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS E ECONOMIA COM A RECICLAGEM DOS RESÍDUOS CLASSE A
Leonardo Fagundes Rosemback Miranda; Lorena Durau Carloto dos Santos; Sandileia Recalcatti; Vanessa Vogt

Capítulo 2
A CARGA HORÁRIA DE FINANÇAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ANÁLISE EM CURSOS PÚBLICOS DO BRASIL
Maria Eliza Casagrande Lazzaretti; Ruth M. Hofmann; Marcos Augusto Mendes Marques

Capítulo 3
ALTERAÇÕES NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO COM INSERÇÃO DE POLI-TEREFTALATO DE ETILENO (PET): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Nathália Cunha Rubin; Rosane Olivo Menegon; Michael Dowglas de Gois Silva; Milton Batista Ferreira Junior

Capítulo 4
CONTROLE DE UMIDADE DA CURA DO CONCRETO OU ARGAMASSAS UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO
Anna Camila Vieira Ribeiro; Maylane Gonçalves Rodrigues; Daniel Moraes Santos

Capítulo 5
RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO NO BRASIL: O QUE DEVE SER FEITO PARA O SETOR CRESCER?
Leonardo Fagundes Rosemback Miranda; Hewerton Bartoli; Vanessa Vogt; Thaísa Mariana Santiago Rocha; Antônio Acácio de Melo Neto

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !