Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 4

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-15-8

DOI: 10.5281/zenodo.5701458

Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 4” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adalto Geremias da Silva; Ana Beatriz Ulhoa Cobalchini; Antonio Marcelino da Silva Filho; Ariston de Lima Cardoso; Camila Alberto Vicente de Oliveira; Claudinécia do Prado Souza; Deise Bastos de Araújo; Derivan Bastos dos Santos; Elenita de Amaral Lima; Fabiana Gomes; Fernanda Kellen Souza Silva; Guilherme Martins Bombardi; Hênio Delfino Ferreira de Oliveira; Hozana Ribeiro dos Santos; Jonathas Maycon dos Reis Almeida; Larissa Felicidades dos Santos; Leandro Mendes Possamai; Leidiany Barbosa Lopes Moreira; Lilian Gomes Andrade Cardoso; Mariana Neves Pereira de Souza; Mariza Almeida Rosa Pereira; Michael Dowglas de Gois Silva; Milton Batista Ferreira Junior; Naiana Zaiden Rezende Souza; Nilma Aparecida Nascimento Fávaro; Paula Celestino; Rafael Zadorosny; Rosana de Andrade Roca; Silvane Raimundo dos Santos Feitosa; Tácio Assis Barros; Tânia Ferraz de Sousa Mariano; Telma Kosloski; Uberlândia Marques da Silva; Valéria Rodrigues da Silva Sousa; Zeneide Paiva Pereira Vieira.

Capítulos
Capítulo 1
APLICATIVOS EDUCACIONAIS E OS POTENCIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Hênio Delfino Ferreira de Oliveira

Capítulo 2
CULTURA CORPORAL LUTAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Deise Bastos de Araújo; Derivan Bastos dos Santos

Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
Rosana de Andrade Roca

Capítulo 4
APRENDIZAGEM COM USO DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS
Adalto Geremias da Silva; Silvane Raimundo dos Santos Feitosa; Mariana Neves Pereira de Souza; Elenita de Amaral Lima; Paula Celestino; Nilma Aparecida Nascimento Fávaro

Capítulo 5
RELAÇÃO ENSINO/ APRENDIZAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: PERCEPÇÕES DOCENTES FRENTE Á SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Rosana de Andrade Roca; Hozana Ribeiro dos Santos

Capítulo 6
MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E O GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM DURANTE O ENSINO REMOTO
Jonathas Maycon dos Reis Almeida; Ariston de Lima Cardoso

Capítulo 7
FACETAS DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SABERES DO PROFESSOR
Mariza Almeida Rosa Pereira; Tácio Assis Barros; Camila Alberto Vicente de Oliveira

Capítulo 8
LETRAMENTO LITERÁRIO: UM PERCURSO À PRÁTICA DOCENTE
Claudinécia do Prado Souza; Larissa Felicidades dos Santos; Zeneide Paiva Pereira Vieira

Capítulo 9
EDUCAÇÃO, ESCOLA E HUMANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR
Ana Beatriz Ulhoa Cobalchini; Naiana Zaiden Rezende Souza

Capítulo 10
REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURRÍCULOS: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA PESQUISA APLICADA AO ENSINO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR
Leandro Mendes Possamai; Antonio Marcelino da Silva Filho

Capítulo 11
O SENTIDO DE LABORATÓRIO E CIENTISTA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS
Fernanda Kellen Souza Silva; Tânia Ferraz de Sousa Mariano; Valéria Rodrigues da Silva Sousa; Fabiana Gomes

Capítulo 12
SUPERCONDUTIVIDADE NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DA LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA INSERÇÃO DA FMC NO ENSINO MÉDIO
Guilherme Martins Bombardi; Milton Batista Ferreira Junior; Michael Dowglas de Gois Silva; Rafael Zadorosny

Capítulo 13
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA PROGRESSIVA NA EDUCAÇÃO
Lilian Gomes Andrade Cardoso; Uberlândia Marques da Silva; Leidiany Barbosa Lopes Moreira; Telma Kosloski

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !