A dificuldade no processo de aprendizagem de crianças com transtorno de espectro autista do terceiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal José Candido de Mesquita no Município de Barras – PI

Editora MultiAtual



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ISBN: 978-65-993373-1-4

DOI: https://doi.org/

Descrição: Este estudo foi desenvolvido à luz do objetivo implementar uma formação que contemple orientações direcionadas aos processos de ensino e aprendizagem de crianças TEA na escola regular e teve como lócus de investigação a Escola Municipal José Candido de Mesquita no município de Barras – PI. A inclusão, um tema de grande sensibilidade, demanda reflexões cada vez mais urgentes na sociedade. Apesar dos esforços acadêmicos e científicos, sua efetivação ainda enfrenta diversos embates e desafios na construção e aprimoramento acadêmico dos alunos TEA no ambiente educacional, quando se sabe que a verdadeira inclusão vai além do simples ato de matricular crianças em classes regulares. Desse modo, a relevância deste tema veio a esta pesquisa como preocupação acerca da importância da efetiva inclusão no cotidiano dos alunos e os desafios de aprendizagem desses indivíduos; assim, o estudo buscou investigar o problema de pesquisa que ficou por conta de entender como é possível o professor ensinar crianças TEA explorando as limitações causadas pelo Transtorno. Para isso, o enfoque investigativo se pautou na pesquisa qualitativa de natureza aplicada e objetivo descritivo. Os resultados revelaram a complexidade desse contexto, destacando os desafios enfrentados pelos professores e a urgente necessidade de desenvolver habilidades e especializações para atender alunos com TEA. Em suma, este estudo visou contribuir para uma compreensão mais aprofundada das percepções dos professores em relação ao ensino e à prática inclusiva, bem como para o processo de escolarização de crianças em um ambiente escolar inclusivo. A pesquisa trouxe como resultado a transformação educacional dos alunos com TEA evidenciada nas percepções docentes com a utilização de práticas e ações após a formação constituída, nas qual buscou ampliar o repertório tanto do ensino quanto do desenvolvimento dos alunos. Desse modo, as ações materializadas no cotidiano resultaram alunos mais engajados e socialmente imersos com os processos educativos. 

Autora: Maria da Conceição de Araújo

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
MARCO TEÓRICO

Capítulo 2
METODOLOGIA

Capítulo 3
RESULTADOS E DISCUSSÃO

REFERÊNCIAS



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