ISBN: 978-65-6009-217-4
DOI: 10.29327/5690415
Descrição: Toda ponte nasce da vontade de atravessar. E a educação, no fundo, é isso: uma travessia constante, feita de encontros, descobertas, tropeços e recomeços. Ao abrir este livro, você, leitor ou leitora, é convidado a caminhar sobre as pontes que professores e professoras de Uruguaiana construíram com suas mãos, suas vozes e, sobretudo, com seus corações.
Esta coletânea não é apenas um registro de práticas pedagógicas bem-sucedidas. É memória viva, é resistência, é partilha. Cada relato aqui reunido nos lembra que ensinar não é apenas transmitir conteúdos, mas criar vínculos, acreditar no outro e se deixar transformar pelo caminho. Como diz Paulo Freire, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
As páginas que seguem nos conduzem por um caminho cheio de travessias. Primeiro, o olhar sensível dos professores, que revelam como o ato de ensinar é também um mergulho em aprendizagens inesperadas e transformadoras. Depois, a doçura da infância, onde cada gesto, cada descoberta, se abre como um universo novo diante dos nossos olhos.
Em seguida, a aventura das primeiras letras e números, em que o estudante constrói seus alicerces para ir além e abrir portas para o futuro. E, por fim, a intensidade da juventude, quando sonhos ainda tímidos começam a ganhar forma e a realidade se insinua como horizonte possível.
Ao ler estas histórias, é impossível não sentir orgulho do trabalho realizado na nossa cidade. São vozes que ganham corpo, são práticas que saem da invisibilidade, são professoras e professores que se afirmam como construtores de futuro.
Que este livro inspire, emocione e fortaleça. Que seja convite para novos registros, novas partilhas, novas pontes. Pois a educação, assim como a vida, só floresce quando é vivida em coletivo.
Uruguaiana está aqui, em cada página, em cada travessia, em cada gesto que se transforma em palavra e em memória.
Com esperança e gratidão,
- Amanda Machado Barbosa
Organizadores: Amanda Machado Barbosa; Bruna de Lima Pinheiro; Jaqueline da Silva Moreira Cunha e Jonathan Jardim da Silva
Autores: Ailana Bachinski da Rosa Garcia; Alexandra Canabarro Telles; Aliane Cristini Ferreira da Silveira; Aline da Silva Goulart; Bruna de Lima Pinheiro; Amanda Machado Barbosa; Ana Maria Altamirando Nunes; Ana Rita Machado dos Santos; Andréa Rott Gick; Andrea Simone Matos Guimarães; Andréia Caroline Fernandes Salgueiro; Andriele de Almeida Serra Figueiró; Anelise do Nascimento Brum; Angela Maria Molinari de Souza; Aparecida Lima Rocha Martins; Bruna de Lima Pinheiro; Carolina Fagundes Christofari; Caterina Trindade Grecco; Claudia Jaqueline Rocha Flores dos Santos; Clotilde Panciera Grazziotin; Daniel Ventura Dias; Eleonora Leguiçano Centena Silva; Élida Josefa Barcellos da Silva; Elisa Guerra Machado; Evelyn Gomes Pedelhês; Fabiane Adolfo Pavan; Fernanda do Amaral Ximendes; Giane Guerra Gonçalves; Gisele Bastos da Silveira; Iroilda Silveira da Rosa; Janete Wolffebüttel Carloto; Jaqueline da Silva Moreira Cunha; Jaqueline Pereira Ancina; Juan Carlos Barrientos de Oliveira; Julia Graciele de Oliveira de Jesus; Juraci Cardoso Belmude; Karina Guimarães de Paula; Karla da Costa Mendes Ribeiro; Katia Christiane Gomes Salgueiro; Kellen Mariane Athaide Rocha; Keti da Roza Suarez; Lauri Rauber Klein; Leida Beatris Nunes de Vargas Pinto; Luan Machado Maidana; Luciana Pinheiro Silveira Alfaro; Luciele Bonorino Licker Poetini Alegre; Lyz Glei Silveira da Silva; Márcia Ferreira; Marcia Trindade Ribeiro; Maria Christina Menezes do Prado; Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva; Maria Luciana Pereira; Mariele de Cristo Rios; Maristela Melo Rodrigues; Marli Spat Taha; Michele Borba Müller; Natercia Trindade Grecco; Pamela Dotto Barrientos; Pâmela Dutra Etz; Paula Marielli Gonçalves Ivalde; Priscila Machado Gonçalves Soltau; Raiany P. Gremes; Raquel Ruppenthal; Renata de Albuquerque Barbat; Rita Cinara Gonçalves da Silva; Rosana Backes da Rosa; Rose Elaine Souto Liano; Silvana de Menezes Pereira Dias; Silvia da Silva Doval; Silvia Mossi Utzig; Tainá Fernandes; Thiago Lucho Rangel; Valéria Mendes; Valquiria Nunes Larré; Vanderlei Folmer; Yasmin da Rosa Vezzaro.
Capítulos
Apresentação
Sessão 1 - Olhares que Constroem Pontes: Reflexões Docentes
Capítulo 1
REVISÃO SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS, PRÁTICAS E DESAFIOS (Maria Christina Menezes do Prado)
Capítulo 2
DESGASTE EMOCIONAL ALÉM DA REUNIÃO PEDAGÓGICA (Katia Christiane Gomes Salgueiro; Marli Spat Taha)
Capítulo 3
ORIENTAÇÃO PEDAGÒGICA E SUAS AÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR (Elisa Guerra Machado; Amanda Machado Barbosa)
Capítulo 4
O BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA (Andriele de Almeida Serra Figueiró)
Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR (Jaqueline Pereira Ancina; Andréa Rott Gick)
Capítulo 6
OS DESAFIOS DE CRIANÇAS COM MUTISMO SELETIVO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO (Ana Rita Machado dos Santos; Amanda Machado Barbosa)
Capítulo 7
O PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO AEE (Amanda Machado Barbosa)
Capítulo 8
UPLOAD DA INFÂNCIA: O USO DE TELAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA (Amanda Machado Barbosa; Bruna de Lima Pinheiro)
Capítulo 9
TRANSIÇÕES EDUCACIONAIS E A IMPLEMENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DA BNCC: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO SÉCULO XXI (Aline da Silva Goulart; Tainá Fernandes; Bruna de Lima Pinheiro; Kellen Mariane Athaide Rocha; Andréia Caroline Fernandes Salgueiro; Vanderlei Folmer)
Sessão 2 - Primeiros Passos sobre a Ponte: Vivências da primeira infância
Capítulo 10
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCLUSÃO COMO COMPROMISSO PEDAGÓGICO (Amanda Machado Barbosa; Valéria Mendes; Luan Machado Maidana)
Capítulo 11
EDUCAÇÃO INCLUSIVA É OBRA DO CORAÇÃO (Rose Elaine Souto Liano)
Capítulo 12
SUPER NATURAL ALÉM DO OLHAR (Rose Elaine Souto Liano; Luciana Pinheiro Silveira Alfaro; Clotilde Panciera Grazziotin)
Capítulo 13
DO PÓLEN AO MEL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS (Keti da Roza Suarez; Amanda Machado Barbosa; Bruna de Lima Pinheiro; Evelyn Gomes Pedelhês)
Capítulo 14
CANTANDO E ENCANTANDO COM CANTIGAS POPULARES: A POTÊNCIA DA “BORBOLETINHA” QUANDO A INFÂNCIA CANTA (Jaqueline da Silva Moreira Cunha)
Capítulo 15
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO (Fernanda do Amaral Ximendes; Aline da Silva Goulart; Bruna de Lima Pinheiro)
Capítulo 16
QUANDO A INFÂNCIA ENCONTRA O ENCANTO DA PALAVRA: O LUAU LITERÁRIO COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO, EXPRESSÃO E APRENDIZAGEM (Clotilde Panciera Grazziotin; Julia Graciele de Oliveira de Jesus; Luciana Pinheiro Silveira Alfaro; Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva; Silvana de Menezes Pereira Dias; Valquiria Nunes Larré)
Capítulo 17
PROJETO: AS MÁQUINAS DO TEMPO (Amanda Machado Barbosa)
Sessão 3 - Travessias do Saber: Histórias no Ensino Fundamental
Capítulo 18
MAIS TEMPO PARA APRENDER, MAIS EXPERIÊNCIAS PARA VIVER: RELATOS DE UMA SALA DE APRENDIZAGEM (Rosana Backes da Rosa; Gisele Bastos da Silveira)
Capítulo 19
A DINÂMICA CULTURAL DAS FEIRAS DO LIVRO NA EMEB DOM BOSCO: UM CASE DE PROMOÇÃO LEITORA (Marcia Trindade Ribeiro; Anelise do Nascimento Brum)
Capítulo 20
OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA – DESAFIANDO E MOTIVANDO ALUNOS DO 5º ANO (Giane Guerra Gonçalves)
Capítulo 21
SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS TEMOS MUITO EM COMUM (Fabiane Adolfo Pavan)
Capítulo 22
O USO DA APRENDIZAGEM ESPAÇADA COMO FORMA DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLA DE URUGUAIANA-RS (Karina Guimarães de Paula; Daniel Ventura Dias)
Sessão 4 - Juventude em Travessia: Experiências da transição da infância à adolescência
Capítulo 23
DESVENDANDO UM MISTÉRIO NA ESCOLA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL (Marli Spat Taha; Yasmin da Rosa Vezzaro; Ailana Bachinski da Rosa Garcia; Raquel Ruppenthal)
Capítulo 24
ROBÓTICA EDUCACIONAL, UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE URUGUAIANA-RS (Renata de Albuquerque Barbat; Claudia Jaqueline Rocha Flores dos Santos; Pâmela Dutra Etz; Lyz Glei Silveira da Silva)
Capítulo 25
LER É ENCONTRAR O OUTRO E A SI MESMO: CLUBE DE LEITURA RESENHA DH (Raiany P. Gremes; Marli Spat Taha)
Capítulo 26
VOZES QUE APRENDEM: A PRODUÇÃO DE PODCASTS COMO EXPERIÊNCIA MIDIÁTICA NO ENSINO DE ESPANHOL COM ESTUDANTES DO CAMPO (Silvia Mossi Utzig; Eleonora Leguiçano Centena Silva; Leida Beatris Nunes de Vargas Pinto; Karla da Costa Mendes Ribeiro; Silvia da Silva Doval; Luciele Bonorino Licker Poetini Alegre)
Capítulo 27
LA CASA Y LOS MUEBLES: CULTIVANDO MEMÓRIAS AFETIVAS ATRAVÉS DE POESIAS BILÍNGUES DE ESTUDANTES DO CAMPO (Silvia Mossi Utzig; Michele Borba Müller; Angela Maria Molinari de Souza; Janete Wolffebüttel Carloto; Carolina Fagundes Christofari; Andrea Simone Matos Guimarães)
Capítulo 28
HORA DO ESPANTO: LENDAS URBANAS, CONTOS DE TERROR E CURTA METRAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO (Michele Borba Müller)
Capítulo 29
A LÍNGUA ESPANHOLA COMO PONTE INTERCULTURAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A VALORIZAÇÃO DAS HERANÇAS AFRICANAS (Silvia Mossi Utzig; Juraci Cardoso Belmude; Iroilda Silveira da Rosa; Élida Josefa Barcellos da Silva; Rita Cinara Gonçalves da Silva; Pamela Dotto Barrientos)
Capítulo 30
CARTÕES QUE CONECTAM: INTERCULTURALIDADE E APRENDIZAGEM DE IDIOMAS ENTRE ESCOLAS MUNICIPAIS DE URUGUAIANA (Silvia Mossi Utzig; Juan Carlos Barrientos de Oliveira; Lauri Rauber Klein; Maristela Melo Rodrigues; Alexandra CanabarroTelles; Ana Maria Altamirando Nunes)
Capítulo 31
SAÚDE MENTAL: EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE CUIDADO (Thiago Lucho Rangel; Maria Luciana Pereira; Caterina Trindade Grecco; Natercia Trindade Grecco)
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK