Biologia e Ciências: Metodologias de Ensino e Aprendizagem - Volume 3

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-210-5

DOI: 10.5281/zenodo.16908269

Descrição: A presente obra reúne reflexões, estudos e experiências que se entrelaçam em torno do ensino de Ciências e Biologia, destacando a importância da prática docente, da pesquisa científica e da inovação metodológica no processo educativo. O livro se constitui como uma contribuição significativa para professores, pesquisadores, licenciandos e demais interessados na área, trazendo olhares diversos sobre temas atuais e relevantes.
Nos capítulos iniciais, exploram-se as diferentes abordagens da educação sexual no Ensino Fundamental e Médio, apontando desafios, perspectivas e o papel da escola na formação integral dos estudantes. Em seguida, discute-se a contribuição da Igreja Católica para o desenvolvimento científico e educacional, destacando como clérigos, ao longo da história, atuaram também no campo da Biologia e do ensino.
O olhar científico se expande na análise quantitativa sobre a gravidez na adolescência em Monte Negro-RO, relacionando dados sociais com as diretrizes curriculares escolares. Na mesma linha de inovação, apresenta-se a discussão sobre o uso da tecnologia da informação e das ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos, fundamentais na contemporaneidade.
A obra também dedica espaço a temáticas ambientais, como a importância das mamangavas para a manutenção da biodiversidade, em uma revisão de literatura que ressalta a relevância desses polinizadores, além da avaliação da qualidade da água e bioindicadores do Igarapé Traíra em Ariquemes/RO, um estudo aplicado que relaciona ciência e sustentabilidade.
No campo da formação docente, destaca-se a experiência vivenciada pelo Programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO – Campus Ariquemes, trazendo contribuições práticas e reflexivas para a formação de futuros professores. Por fim, a obra contempla uma discussão sobre materiais didáticos para o ensino de Ciências a alunos com TDAH, enfatizando estratégias inclusivas e metodologias diferenciadas.
Assim, "Biologia e Ciências: Metodologias de Ensino e Aprendizagem" é mais do que um compilado de capítulos: trata-se de um espaço de diálogo entre ciência, educação, tecnologia, inclusão e meio ambiente, convidando o leitor a refletir sobre os caminhos e desafios do ensino de Ciências e Biologia em diferentes contextos.

Organizadoras: Ady Correa da Costa Oliveira e Daniely Batista Alves Martines

Autores: Ady Correa da Costa Oliveira; Alexia Lauane Ribeiro Santana; Antônio Edson Ribeiro Lopes; Daniely Batista Alves Martines; Edilene Souza Santana; Édina Dias de Moraes; Leandro de Macedo Silva; Maicon Amaro Alecrim; Marcia Mendes de Lima; Maria Antonia Ramos Costa; Nilton Alves da Silva; Richer Aldair Brandão de Oliveira; Tereza Cassol de Souza; Thassiane Telles Conde; Walcleyton Ribeiro de Sousa; Willian Cristian da Silva Pizzaia.

Capítulos
Capítulo 1
AS DIFERENTES ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Alexia Lauane Ribeiro Santana; Ady Correa da Costa Oliveira

Capítulo 2
A IGREJA CATÓLICA COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE CLÉRIGOS PARA A BIOLOGIA E O ENSINO
Antônio Edson Ribeiro Lopes; Thassiane Telles Conde

Capítulo 3
ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM MONTE NEGRO-RO: UM CONFRONTO COM O QUE PRECONIZA O CURRÍCULO ESCOLAR
Edilene Souza Santana; Ady Correa da Costa Oliveira; Walcleyton Ribeiro de Sousa

Capítulo 4
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICAS
Édina Dias de Moraes; Ady Correa da Costa Oliveira

Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DOS POLINIZADORES MAMANGAVAS PARA A MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Leandro de Macedo Silva; Nilton Alves da Silva; Willian Cristian da Silva Pizzaia

Capítulo 6
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E BIOINDICADORES DO IGARAPÉ TRAÍRA NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO
Maicon Amaro Alecrim; Daniely Batista Alves Martines

Capítulo 7
EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRO – CAMPUS ARIQUEMES
Richer Aldair Brandão de Oliveira; Marcia Mendes de Lima

Capítulo 8
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS COM TDAH: REVISÃO DA LITERATURA
Tereza Cassol de Souza; Ady Correa da Costa Oliveira; Maria Antonia Ramos Costa

AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !