ISBN: 978-65-6009-205-1
DOI: 10.5281/zenodo.15864955
Descrição: A educação, ao longo da história, tem sido um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Desde os modelos clássicos de ensino até as abordagens contemporâneas, a construção do conhecimento tem se transformado conforme as necessidades da sociedade. No século XXI, a revolução tecnológica e as novas demandas educacionais impõem desafios e oportunidades que exigem reflexão e inovação constantes. É nesse contexto que se insere Construindo o Saber: Tópicos da Educação Moderna, uma obra que busca analisar criticamente os paradigmas atuais e oferecer subsídios teóricos e práticos para uma educação mais eficaz e inclusiva.
A presente obra é fruto de uma investigação minuciosa sobre os principais temas que permeiam o cenário educacional contemporâneo. Com um olhar atento às novas metodologias de ensino, às tecnologias emergentes e às políticas educacionais, os autores oferecem uma análise aprofundada sobre os rumos da educação e suas implicações na formação dos indivíduos. O leitor encontrará discussões sobre metodologias ativas de aprendizagem, o uso da inteligência artificial no ensino, a importância da interdisciplinaridade e da educação inclusiva, além de reflexões sobre o papel dos educadores na sociedade moderna.
A relevância de uma obra como esta reside na necessidade de compreender a educação como um processo dinâmico e em constante evolução. Em um mundo cada vez mais interconectado e digital, o aprendizado precisa ser ressignificado, incorporando práticas pedagógicas inovadoras que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos estudantes. Ao apresentar conceitos sólidos e estudos de caso pertinentes, este livro não apenas contribui para o avanço teórico da educação, mas também propõe estratégias concretas para sua aplicação em diferentes contextos educacionais.
Ademais, a interseção entre educação e tecnologia, abordada ao longo dos capítulos, evidencia a necessidade de um olhar crítico sobre as ferramentas digitais e seu impacto no ensino e na aprendizagem. A inteligência artificial, a gamificação e as plataformas de ensino a distância são apenas alguns dos recursos que têm modificado a dinâmica das salas de aula e ampliado as possibilidades pedagógicas. No entanto, é imprescindível que tais inovações sejam incorporadas de maneira ética e eficaz, garantindo que o processo educativo continue a ser centrado no desenvolvimento humano e social.
Por fim, Construindo o Saber: Tópicos da Educação Moderna é uma leitura indispensável para educadores, pesquisadores, gestores e todos aqueles que se dedicam à reflexão sobre os rumos da educação. Ao trazer uma abordagem multidisciplinar e atualizada, esta obra se propõe a ser um guia para aqueles que buscam compreender e transformar a prática educacional, preparando as futuras gerações para os desafios e oportunidades de um mundo em constante mudança.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Aldeane Santos Oliveira; Claudeir Manoel da Silva; Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega; Daniele Noal Gai; Grete Matos dos Santos; José Glaucio da Silva; Leilane Cruz da Silva; Luana da Conceição Cabral Olimpio; Luiz Gustavo Santos da Silva; Maria Conceição Silva Barros; Maria Eliciana dos Santos; Maria Jose Pimentel Oliveira; Maria Souza dos Santos; Nelma Costa da Silva; Patrícia Gonçalves Soares; Sandra Canal; Sueliane Rodrigues Isaac Santos; Zulmira Alves Ribeiro Lorenz.
Capítulos
Capítulo 1
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TOCANTINS
Sueliane Rodrigues Isaac Santos
Capítulo 2
INFREQUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS IMPACTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Zulmira Alves Ribeiro Lorenz
Capítulo 3
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO
Luiz Gustavo Santos da Silva; José Glaucio da Silva
Capítulo 4
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM TDHA DA ESCOLA MADRE PAULINA - TUCANO/BAHIA
Claudeir Manoel da Silva
Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA E DA ESCUTA NO AMBIENTE ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA
Aldeane Santos Oliveira; Claudeir Manoel da Silva; Grete Matos dos Santos; Leilane Cruz da Silva; Maria Jose Pimentel Oliveira; Nelma Costa da Silva; Patrícia Gonçalves Soares
Capítulo 6
CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O IMPACTO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Aldeane Santos Oliveira; Grete Matos dos Santos; Nelma Costa da Silva
Capítulo 7
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CAPACITAÇÃO PARA ENSINO INCLUSIVO
Maria Conceição Silva Barros; Maria Eliciana dos Santos
Capítulo 8
BEBÊS QUE BRINCAM, BEBÊS QUE APRENDEM: A LUDICIDADE COMO BASE DO DESENVOLVIMENTO
Luana da Conceição Cabral Olimpio; Sandra Canal; Maria Souza dos Santos; Daniele Noal Gai
Capítulo 9
A ESCRITA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS DO CURSOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ
Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK