ISBN: 978-65-6009-194-8
DOI: 10.5281/zenodo.15546471
Descrição: As tendências educacionais de nossos dias têm primado, de forma ética e política, pela inclusão social, educacional e comunicacional de todos os sujeitos sociais, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Este livro, intitulado “Abordagens e Tendências Educacionais Inclusivistas: Desafios para a Acessibilidade na Educação Básica”, emerge da necessidade de promover reflexões e práticas que reafirmem os princípios da equidade e da justiça social na escola. Sua concepção está ancorada na colaboração de professores especializados, pessoas surdas, intérpretes de Libras, gestores escolares e demais profissionais envolvidos com os parâmetros da inclusão, os quais contribuíram com uma abordagem plural e interdisciplinar. As possibilidades educacionais aqui discutidas foram pensadas à luz da interculturalidade do conhecimento e da funcionalidade das ações pedagógicas. Como destacam as diretrizes legais da educação inclusiva brasileira — a exemplo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) —, é dever das instituições educacionais garantir acessibilidade e aprendizagem a todos os estudantes. Nesse sentido, a presente obra propõe um novo olhar sobre a formação humana e sobre o papel das práticas escolares na promoção da equidade, respeitando a singularidade dos aprendizes e valorizando o protagonismo de cada sujeito em seu percurso formativo.
O livro está estruturado em dez capítulos, cada qual abordando temáticas relevantes e complementares ao debate sobre a inclusão e a acessibilidade. O Capítulo 1 trata das Políticas e Práticas na Educação Básica, contextualizando a educação especial no Brasil. O Capítulo 2 aborda a formação docente na perspectiva sociocultural e interdisciplinar. O Capítulo 3 apresenta uma abordagem comunicativa no ensino de leitura e escrita para surdos. O Capítulo 4 propõe o uso do jogo Matematicando para alunos com TDAH. No Capítulo 5, discutem-se as interseções entre inclusão e educação ambiental na pré-escola. O Capítulo 6 analisa a abordagem bilíngue na aprendizagem da escrita por estudantes surdos. Já o Capítulo 7 reflete sobre a democratização da gestão escolar e o uso de metodologias ativas na educação inclusiva, enquanto o Capítulo 8 evidencia a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. O Capítulo 9 dedica-se ao atendimento educacional especializado e às adaptações curriculares, e o Capítulo 10 encerra a obra com uma análise sobre a Libras como ferramenta de acesso ao conhecimento para o sujeito surdo. Cada capítulo foi elaborado com rigor metodológico e sensibilidade social, articulando teoria e prática, legislação e experiência pedagógica, em consonância com os desafios vividos nas escolas públicas brasileiras.
Este livro é, portanto, mais do que um compilado de estudos e propostas: é um testemunho coletivo do compromisso com a transformação da educação em um espaço de acolhimento, diálogo e emancipação. A idealização da obra reflete um projeto educativo que considera a diversidade como valor fundante e que se compromete com a construção de políticas e práticas pedagógicas acessíveis e humanizadoras. Como propõe Sassaki (2006), a acessibilidade plena é condição essencial para a inclusão social e educacional, abrangendo desde o acesso físico e comunicacional até os recursos didático-pedagógicos adaptados às realidades dos alunos. A produção deste livro incluiu a participação ativa de uma artista surda, Andreza Madildes Barros, responsável pela pintura da capa, feita à mão. Concluinte de curso técnico em design gráfico, pintura e desenho artístico, Andreza é ilustradora e expositora de artes criativas, com atuação voltada para a valorização da diversidade cultural e humana. A escolha dessa artista reafirma o compromisso da obra com a representatividade, a visibilidade e a valorização das múltiplas vozes que compõem o cenário inclusivo na educação básica. Espera-se que este livro inspire educadores, pesquisadores e gestores a assumirem posturas transformadoras diante dos desafios da inclusão, ampliando horizontes e promovendo um futuro educacional mais justo e acessível a todos.
Organizadores: Arlindo Gomes de Paula; Davi Milan; Adriano Ricardo de Campos; Gislaine Shon; Eva Nascimento de Souza Lima; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Rosane da Rosa Pereira; Edna Maria da Silva Oliveira e Renato Henrique da Luz
Autores: Adriano Ricardo de Campos; Alba Estevam Batista; Alex Assunção Souza Santos; Angélica Bittencourt Galiza; Antônia Nascimento de Souza Carvalho; Arlindo Gomes de Paula; Carina da Silva Mota; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Claudeir Manoel da Silva; Daiane Souza da Silva; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Daniel Mamede Leite; Davi Milan; David Ferreira da Silva Neto; Eidinéia de Almeida Martins; Elcias Oliveira da Silva; Elisa de Sousa Coelho; Elisio Barral de Almeida; Erica Dantas da Silva; Eva Nascimento de Souza Lima; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Francileide Moura Ferreira; Francisco Cleiton Silva Gomes; Gislaine Schon; Glaúcio Simão Alves; Graziela Rosa Lopes Souza; Halysson Francisco Silva; Idalrina Borges Siqueira; Janise dos Reis Gomes; José Adnilton Oliveira; Juliana Costa de Oliveira; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Maria do Socorro Sousa de Pinho; Marilene Santana de Almeida; Mário Luiz Amorim da Silva; Michele Barbosa dos Santos; Michele Menna Viraque; Natália Medeiros Oliveira; Pedro Honório Ferreira França; Renato Henrique da Luz; Rosane da Rosa Pereira; Samantha de Souza Leal Ribeiro; Silvana Goretti Luz e Silva; Valdileide do Rosário Santos
Capítulos
Capítulo 1
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Arlindo Gomes de Paula; Erica Dantas da Silva; Graziela Rosa Lopes Souza; Elcias Oliveira da Silva; Renato Henrique da Luz; Valdileide do Rosário Santos; Michele Barbosa dos Santos; Antônia Nascimento de Souza Carvalho; Adriano Ricardo de Campos; Mário Luiz Amorim da Silva; Rosane da Rosa Pereira; Eva Nascimento de Souza Lima; Daiane Souza da Silva; Alex Assunção Souza Santos; Halysson Francisco Silva; Pedro Honório Ferreira França; Elcias Oliveira da Silva; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Gislaine Schon
Capítulo 2
INCLUSÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ATUAL
Arlindo Gomes de Paula; Erica Dantas da Silva; Cíntia Darlen Araújo Arruda; José Adnilton Oliveira; Renato Henrique da Luz; Angélica Bittencourt Galiza; Francisco Cleiton Silva Gomes; Adriano Ricardo de Campos; Mário Luiz Amorim da Silva; Rosane da Rosa Pereira; Daiane Souza da Silva; Antônia Nascimento de Souza Carvalho; Alex Assunção Souza Santos; Gislaine Schon; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Davi Milan
Capítulo 3
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: ABORDAGEM COMUNICATIVA
Maria do Socorro Sousa de Pinho; Rosane da Rosa Pereira; Lucival Fábio Rodrigues da Silva; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Renato Henrique da Luz; Adriano Ricardo de Campos; Mário Luiz Amorim da Silva; Gislaine Schon; Alex Assunção Souza Santos; Davi Milan
Capítulo 4
JOGO MATEMATICANDO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Silvana Goretti Luz e Silva; Renato Henrique da Luz; Adriano Ricardo de Campos; Mário Luiz Amorim da Silva; Glaúcio Simão Alves; Eva Nascimento de Souza Lima; Rosane da Rosa Pereira; Alex Assunção Souza Santos; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Gislaine Schon
Capítulo 5
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÉ ESCOLA
Silvana Goretti Luz e Silva; Arlindo Gomes de Paula; Elisio Barral de Almeida; Renato Henrique da Luz; Elcias Oliveira da Silva; Mário Luiz Amorim da Silva; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Gislaine Schon; Rosane da Rosa Pereira; Glaúcio Simão Alves; Adriano Ricardo de Campos
Capítulo 6
A ABORDAGEM BILINGUE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO SUJEITO SURDO: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Arlindo Gomes de Paula; Daniel Mamede Leite; Angélica Bittencourt Galiza; Natália Medeiros Oliveira; Adriano Ricardo de Campos; Elisa de Sousa Coelho; Mário Luiz Amorim da Silva; Gislaine Schon; Rosane da Rosa Pereira; Alba Estevam Batista; Samantha de Souza Leal Ribeiro; Alex Assunção Souza Santos; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Renato Henrique da Luz
Capítulo 7
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Arlindo Gomes de Paula; Cíntia Darlen Araújo Arruda; Juliana Costa de Oliveira; Renato Henrique da Luz; Elcias Oliveira da Silva; Mário Luiz Amorim da Silva; Gislaine Schon; Rosane da Rosa Pereira; Alex Assunção Souza Santos; Marilene Santana de Almeida ; Adriano Ricardo de Campos
Capítulo 8
A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL DOS ALUNOS
Arlindo Gomes de Paula; Carina da Silva Mota; Renato Henrique da Luz; Adriano Ricardo de Campos; Gislaine Schon; Halysson Francisco Silva; Rosane da Rosa Pereira; Eidinéia de Almeida Martins; Antônia Nascimento de Souza Carvalho; Francileide Moura Ferreira; Mário Luiz Amorim da Silva; Alex Assunção Souza Santos; Halysson Francisco Silva; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Elcias Oliveira da Silva; Janise dos Reis Gomes; Davi Milan
Capítulo 9
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ADAPTAÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO AS POSSIBILIDADES COGNITIVAS DO SUJEITO COM DEFICIENCIA
Arlindo Gomes de Paula; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Angélica Bittencourt Galiza; Renato Henrique da Luz; Claudeir Manoel da Silva; Mário Luiz Amorim da Silva;
Rosane da Rosa Pereira; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Gislaine Schon; Adriano Ricardo de Campos; Pedro Honório Ferreira França; Michele Menna Viraque; David Ferreira da Silva Neto; Alex Assunção Souza Santos
Capítulo 10
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDO: UMA PERSPECTIVA ACESSIVEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Arlindo Gomes de Paula; Idalrina Borges Siqueira; Renato Henrique da Luz; Angélica Bittencourt Galiza; Mário Luiz Amorim da Silva; Adriano Ricardo de Campos; Rosane da Rosa Pereira; Eva Nascimento de Souza Lima; Elisa de Sousa Coelho; Marilene Santana de Almeida; Alex Assunção Souza Santos; Gislaine Schon
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK