ISBN: 978-65-6009-176-4
DOI: 10.29327/5542454
Descrição: A educação, em constante evolução impulsionada por avanços tecnológicos, segue apresentando novas abordagens pedagógicas que transformam a forma como ensinamos e aprendemos. Desta forma, este livro, em seu primeiro volume, reúne uma coletânea de artigos acadêmicos, oriundos do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, que exploram temas importantes diante das mudanças na prática educacional. Cabe esclarecer que a estrutura desta obra foi organizada em seções temáticas, permitindo uma abordagem sistemática e aprofundada dos assuntos tratados. Os artigos seguem as normas APA (American Psychological Association), em razão do curso estadunidense.
Seção 01 – Tecnologias Emergentes na Educação abre a discussão com um capítulo que apresenta a integração das Tecnologias no ensino. Na seção 2 – Inteligência Artificial na Educação, um capítulo que explora o impacto da IA no Ensino à Distância. Na seção 3 – A Neurociência e a Tecnologia, dois capítulos analisam as interseções entre as ciências cognitivas e as tecnologias. A seção 4 – Metodologias Ativas na Educação aprofunda-se em práticas inovadoras, trazendo sete capítulos que discutem abordagens como aprendizagem baseada em gamificação, Peer Instruction, Quadrinhos Digitais e outras estratégias centradas no aluno.
A Seção 5 – Ferramentas Colaborativas na Educação apresenta três capítulos que enfatizam o papel da colaboração mediada pela tecnologia, inclusive na Educação Especial, destacando plataformas e recursos que facilitam a interação entre estudantes e professores, entre eles, o PODCAST. Na Seção 6 – Avaliação e Gestão Escolar, quatro capítulos abordam processos avaliativos e modelos de gestão educacional alinhados às novas demandas da sociedade contemporânea. Por fim, na seção 7 – Segurança Digital um capítulo encerra a obra com uma reflexão sobre o papel da escola na promoção da cidadania digital.
Este volume, portanto, busca contribuir para o debate acadêmico e profissional sobre a relação entre educação e tecnologia, fornecendo subsídios para pesquisadores, docentes e gestores educacionais. Que esta leitura inspire novas reflexões e aplicações concretas, fortalecendo o compromisso com uma educação inovadora, acessível e de qualidade.
Organizadores: Benedito Braz Sobrinho; Adriana Carla de Araújo Veríssimo; Davi Cipriano de Queiroz; Inácio Muniz Franco Neto e Paulo Henrique de Oliveira Nunes
Autores: Adriana Carla de Araújo Veríssimo; Ana Paula Ladislau Lacerda Barboza; Benedito Braz Sobrinho; Davi Cipriano de Queiroz; Inácio Muniz Franco Neto; Josiane Vieira Rangel; Josiéle Maiara Fuzinato; Keila Fernanda Bacelar; Larissa Castelo Branco Bastos; Lilian Antonia Ninow Dias; Lilian Christianine Batista de Carvalho; Maria Marta Coelho Miranda; Patricia Alves Ferreira; Paulo Henrique de Oliveira Nunes; Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia; Paulo Rogério Fontes; Priscila Caser de Assis Vieira; Rosilene Olivia Medeiros de Oliveira; Sônia Regina Corrêa Fernandes; Vanessa Souza Santos Detoni.
Capítulos
Seção 01
Tecnologias Emergentes na Educação
Capítulo 1
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA
Benedito Braz Sobrinho
Seção 02
Inteligência Artificial na Educação
Capítulo 2
ENSINO A DISTÂNCIA: VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS NA INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA
Lilian Christianine Batista de Carvalho
Seção 03
A neurociência e a Tecnologia
Capítulo 3
NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS: RESSIGNIFICANDO O ENSINO NO SÉCULO XXI
Maria Marta Coelho Miranda
Capítulo 4
UMA EDUCAÇÃO INOVADORA INTEGRADA A NEUROCIÊNCIA E A TECNOLOGIA
Vanessa Souza Santos Detoni
Seção 04
Metodologias ativas na educação
Capítulo 5
METODOLOGIAS ATIVAS: TRANSFORMANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO PROTAGONISMO DO ALUNO E DA INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA
Adriana Carla de Araújo Veríssimo
Capítulo 6
PEER INSTRUCTION: BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA PARA ALUNOS E PROFESSORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Josiane Vieira Rangel
Capítulo 7
DO GIZ ÀS METODOLOGIAS ATIVAS: AMPLIANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ERA DIGITAL
Lilian Antonia Ninow Dias
Capítulo 8
QUADRINHOS DIGITAIS: MEIO PEDAGÓGICO DE FOMENTO À LEITURA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Paulo Henrique de Oliveira Nunes; Larissa Castelo Branco Bastos
Capítulo 9
INSTRUÇÃO ENTRE PARES (PEER INSTRUCTION) METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA
Paulo Rogério Fontes
Capítulo 10
PROJETO MULTIMÍDIA, LABORATÓRIO VIRTUAL NAS AULAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA: A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Rosilene Olivia Medeiros de Oliveira
Capítulo 11
A INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO
Sônia Regina Corrêa Fernandes
Seção 05
Ferramentas colaborativas na Educação
Capítulo 12
FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO
Ana Paula Ladislau Lacerda Barboza
Capítulo 13
FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: SUPERANDO DESAFIOS E PROMOVENDO A INCLUSÃO
Keila Fernanda Bacelar
Capítulo 14
O PODCAST COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Patrícia Alves Ferreira
Seção 06
Avaliação e Gestão Escolar
Capítulo 15
PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL – VANTAGENS E DESAFIOS
Inacio Muniz Franco Neto; Davi Cipriano de Queiroz
Capítulo 16
O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E O AMBIENTE E-LEARNING
Josiéle Maiara Fuzinato
Capítulo 17
A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia
Capítulo 18
AVALIAÇÃO ESCOLAR NA ERA DIGITAL: COMO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ESTÃO REVOLUCIONANDO A GESTÃO ESCOLAR? O USO DE TECNOLOGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA NA EEEFM “GERALDO VARGAS NOGUEIRA”
Priscila Caser de Assis Vieira
Seção 07
Segurança digital
Capítulo 19
SEGURANÇA DIGITAL EM AMBIENTES EDUCACIONAIS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA DIGITAL
Davi Cipriano de Queiroz; Inacio Muniz Franco Neto
ORGANIZADORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK