Educação em foco: Propostas metodológicas para a sala de aula

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-114-6

DOI: 10.5281/zenodo.14025129

Descrição: Na atual conjuntura educacional brasileira, observa-se o desafio constante enfrentado por muitos professores no que diz respeito a mediação dos conteúdos de suas disciplinas. São muitas variáveis que entram em cena para discutirmos os caminhos que a Educação Básica vem tomando, fator este abre margem para o desenvolvimento de outra obra. Mas é, sobretudo, a partir do foco sobre as possibilidades metodológicas, que na maioria vezes encontramos respostas para as barreiras que encontramos diariamente na sala de aula. Em outras palavras, estamos em um contexto desafiador pelo qual nos solicita repensar a maneira como abordamos os nossos conteúdos, de que forma desenvolvemos nossos projetos, o modo de avaliação mais adequado, dentre outros fatores.
Partimos do princípio de que é extremamente necessário compartilhar/socializar os frutos de nossas pesquisas com outros professores e demais interessados nos caminhos da educação. Muitas vezes, uma proposta didático-pedagógica desenvolvimento por um professor “X”, também pode proporcionar ao professor “Y” uma mudança de perspectiva (cabendo ao docente adaptar para os seus alunos, criando novas ideias). 
O modelo de aprendizagem considerado “tradicionalista” já foi fortemente derrubado, graças as forças de muitos pesquisadores que se dedicaram – e que ainda se dedicam – a discutir sobre os processos de ensino. Apesar deste importante avanço, ainda é possível observar que, em alguns casos, esse “tradicionalismo” ainda se faz presente em muitas escolas; e é baseado em tal argumento que buscamos organizar a presente obra no intuito de contribuir para a mudança social.
Assim sendo, o livro Educação em Foco: Propostas Metodológicas para a Sala de Aula é uma coletânea de estudos que abordam diferentes aspectos da educação inclusiva, metodologias ativas, e estratégias pedagógicas contemporâneas voltadas para a promoção da qualidade do ensino. Cada capítulo do livro explora uma temática relevante à prática docente e à construção de espaços educacionais inclusivos e eficazes, oferecendo uma visão abrangente sobre os desafios e as oportunidades no cenário educacional brasileiro. 
O livro Educação em Foco: Propostas Metodológicas para a Sala de Aula oferece uma visão rica e diversificada dos desafios e possibilidades na educação contemporânea. Ao explorar temas como inclusão, metodologias ativas, e práticas pedagógicas em ambientes não convencionais, como museus e hospitais, a obra proporciona reflexões valiosas para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas que buscam promover uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade.

Organizadores: Davi Milan; Tainara de Sousa Soares; Mariana Moreira de Queiroga e Manoel Lázaro da Silva Alves

Autores: Adilson Samuel Suzana Massoia; Alessandra Barboza Barros Almeida; Ana Paula Carvalho de Lima; Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira; Andrea Augusta Cordeiro Domingos; Antonio Fluminhan; Arlindo Gomes de Paula; Arthur Luís de Oliveira Torquato; Ávila Monteiro Silva; Bruna Fülber; Carlos Gildemar Pontes; Dalva Eliane Antunes dos Santos; Dantas Campostrini Vieira; Davi Milan; Denise Tomaz de Araujo; Edmaury Vieira Fabri; Eliane do Nascimento Rodrigues; Fabiana Almeida de Barros Cunha; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Fabiano Miranda Borges; Fabíola de Fátima Andrade Frimaio; Fabíola Pessoa Figueira de Sá; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Graziela Rosa Lopes Souza; Helson Felipe Gonçalves Cunha; Jesiel de Menezes Cruz; Joana Luiza de Figueiredo; José Adnilton Oliveira Ferreira; José Walber Vieira de Oliveira; Joycineia Porto da Silva; Juliana Socorro; Karina de Azevedo Santiago; Katiana de Sousa Vale; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Lidiane da Silva Rocha; Luiz César Barbosa Da Silva; Manoel Lázaro da Silva Alves; Márcio Rosário da Silva; Marcos Antonio Evangelista; Maria Alves de Souza Filha; Mariana Moreira de Queiroga; Marilene Santana de Almeida; Marília Cristina Morais Soares Schmidt; Marillia Mickaelle Souto Gonçalves; Mário Luiz Amorim da Silva; Michelle Karinne Martins Roberto Medeiros; Naiana Leme Camoleze Silva; Neusa Aparecida Santos Amorim Silva; Patrícia Mazurkevicz Pereira; Raianny Lopes Duarte; Ranilson de Sousa Oliveira; Reginaldo dos Santos Simões; Rhayani Danielly Pedroso do Nascimento; Rodolfo Areias de Oliveira; Rodrigo Bruno Kehdy; Sheila Faúla Muniz; Silvanda Santana de Almeida; Simone do Socorro Azevedo Lima; Tainara de Sousa Soares; Thays Lara Teles Silva; Thomas Vaz Fluminhan; Tiago Cartaxo de Lucena; Tiarles de Sousa Soares; Vanessa da Silva Almeida.

Capítulos
Capítulo 1
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: A PREPARAÇÃO DOCENTE PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Davi Milan; Graziela Rosa Lopes Souza; Patrícia Mazurkevicz Pereira; Silvanda Santana de Almeida; Arlindo Gomes de Paula; Lidiane da Silva Rocha; Ana Paula Carvalho de Lima; Alessandra Barboza Barros Almeida; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Fabíola Pessoa Figueira de Sá; Marília Cristina Morais Soares Schmidt; Neusa Aparecida Santos Amorim Silva; Fabiano Miranda Borges; Márcio Rosário da Silva; Jesiel de Menezes Cruz; Alessandra Barboza Barros Almeida; Marilene Santana de Almeida; Fabíola de Fátima Andrade Frimaio; Marcos Antonio Evangelista

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Davi Milan; Tainara de Sousa Soares; Tiarles de Sousa Soares; Mariana Moreira de Queiroga; Manoel Lázaro da Silva Alves; Rhayani Danielly Pedroso do Nascimento; Juliana Socorro; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Marcos Antonio Evangelista; Silvanda Santana de Almeida; Maria Alves de Souza Filha; Adilson Samuel Suzana Massoia; Joana Luiza de Figueiredo; Eliane do Nascimento Rodrigues

Capítulo 3
A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Davi Milan; Mário Luiz Amorim da Silva; Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Reginaldo dos Santos Simões; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Dantas Campostrini Vieira; Silvanda Santana de Almeida; Patrícia Mazurkevicz Pereira; Marilene Santana de Almeida; José Adnilton Oliveira Ferreira; Edmaury Vieira Fabri; Marcos Antonio Evangelista

Capítulo 4
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Davi Milan; Juliana Socorro; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Fabiana Almeida de Barros Cunha; Rodrigo Bruno Kehdy; Michelle Karinne Martins Roberto Medeiros; Dantas Campostrini Vieira; Helson Felipe Gonçalves Cunha; Arlindo Gomes de Paula; Marcos Antonio Evangelista; Andrea Augusta Cordeiro Domingos; Fabíola de Fátima Andrade Frimaio; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Edmaury Vieira Fabri; Reginaldo dos Santos Simões; Marilene Santana de Almeida; Simone do Socorro Azevedo Lima

Capítulo 5
MULTICULTURALISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO INFANTIL
Davi Milan; Tainara de Sousa Soares; Tiarles de Sousa Soares; Manoel Lázaro da Silva Alves; Mariana Moreira de Queiroga; Fernanda Maria Aureliano Fernandes; Fabiane de Oliveira Lima Schwingel; Thomas Vaz Fluminhan; Antonio Fluminhan; Laura Graziela Nunes de Rezende Belo Ferreira; Thays Lara Teles Silva; Marilene Santana de Almeida; Silvanda Santana de Almeida; Patrícia Mazurkevicz Pereira; Karina de Azevedo Santiago; Joycineia Porto da Silva; Maria Alves de Souza Filha; Adilson Samuel Suzana Massoia; Joana Luiza de Figueiredo; Marcos Antonio Evangelista

Capítulo 6
HABILIDADES COGNITIVAS SUPERIORES: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Dalva Eliane Antunes dos Santos; Vanessa da Silva Almeida; Davi Milan

Capítulo 7
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA CLASSE HOSPITALAR ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Dalva Eliane Antunes dos Santos; Bruna Fülber

Capítulo 8
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITOR NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Raianny Lopes Duarte; Tiago Cartaxo de Lucena; Ranilson de Sousa Oliveira

Capítulo 9
FRAGMENTOS DE UM REGIME DITATORIAL: FOTOGRAFIAS E ESPAÇOS METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA UMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
José Walber Vieira de Oliveira; Katiana de Sousa Vale

Capítulo 10
O ROMANCE DE 30 E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O ENSINO MÉDIO
Manoel Lázaro da Silva Alves; Denise Tomaz de Araujo; Carlos Gildemar Pontes

Capítulo 11
A GINCANA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Ávila Monteiro Silva

Capítulo 12
O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU À ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rodolfo Areias de Oliveira; Sheila Faúla Muniz

Capítulo 13
EDUCOMUNICAÇÃO E ARTE CINEMATOGRÁFICA: CINEMA VOLTADO À PRÁTICA DOCENTE
Naiana Leme Camoleze Silva

Capítulo 14
JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Marillia Mickaelle Souto Gonçalves; Luiz César Barbosa Da Silva

Capítulo 15
HOJE A AULA É NO MUSEU: O ESPAÇO DE PESQUISA COMO APOIO METODOLÓGICO À SALA DE AULA NO ENSINO BÁSICO
Arthur Luís de Oliveira Torquato



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !