Patógenos de Sementes: como identificar, controlar e prevenir

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-048-4

DOI: 10.5281/zenodo.10725032

Descrição: O livro “Patógenos de sementes: como identificar, controlar e prevenir” é fruto da qualificação de Doutorado em Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa-MG. 
O livro compõe seis capítulos como segue: o capítulo 1, aborda a qualidade sanitária de sementes tanto em escala global quanto no contexto específico do Brasil. Destaca a importância desse aspecto na agricultura e apresenta uma visão geral dos temas envolvidos no livro; O capítulo 2, explora a presença de patógenos nas sementes, com foco em diferentes tipos, como fungos, bactérias, vírus e nematóides. Cada seção fornece uma análise aprofundada das características e impactos desses organismos na qualidade das sementes; O capítulo 3, investiga as diferentes vias de transmissão de patógenos para as sementes, incluindo a transmissão planta-semente, semente-semente e semente-planta. Cada forma de transmissão é examinada em detalhes, destacando os processos biológicos envolvidos; o Capítulo 4, analisa os efeitos específicos dos patógenos na qualidade fisiológica das sementes, com ênfase em fungos, bactérias, vírus e nematoides. Introduz o uso de imagens de raio-x como uma ferramenta eficaz para a avaliação sanitária de sementes; o Capítulo 5, explora diversas abordagens para o controle de patógenos em sementes, incluindo tratamento químico, tratamento biológico, tratamento físico e outros métodos inovadores. Cada método é discutido em termos de eficácia e aplicabilidade; e o último capítulo, o capítulo 6, apresenta uma investigação detalhada sobre produtos naturais com propriedades fungicidas para o controle de patógenos em sementes. Cada produto, como alfavaca, alho, cavalinha, citronela, arruda, canela, cravo da índia, eucalipto, extrato pirolenhoso, romã e capim cidreira, é examinado quanto ao princípio ativo, síntese de metabólitos secundários e mecanismos de ação no controle de fungos.
O livro fornece uma abordagem holística sobre o complexo tema da presença de patógenos em sementes, desde sua associação até métodos de controle, culminando em uma análise profunda de produtos naturais com potencial fungicida. Destina-se a profissionais da agricultura, pesquisadores e estudantes específicos na qualidade e segurança das sementes.

Autores: Carla Michelle da Silva; Antônio Veimar da Silva; Luis Carlos dos Anjos Cortez; Bruno Antonio Lemos de Freitas e Jorge Luís Carvalho Silva

Capítulos
APRESENTAÇÃO

Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
ASSOCIAÇÃO DE PATÓGENOS COM SEMENTES

Capítulo 3
FORMAS DE TRANSMISSÃO DE PATÓGENOS PARA SEMENTES

Capítulo 4
EFEITO DE PATÓGENOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA E ANÁLISE DE IMAGENS DE RAIOS-X PARA AVALIAÇÃO SANITÁRIA DE SEMENTES

Capítulo 5
MÉTODOS DE CONTROLE DE PATÓGENOS EM SEMENTES

Capítulo 6
PRODUTOS NATURAIS COM EFEITO FUNGICIDA NO COMBATE A PATÓGENOS DE SEMENTES

Os Autores


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !