O Uso de Metodologias Ativas no Enfrentamento da Violência Na E Contra a Escola

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-058-3

DOI: 10.5281/zenodo.10631705

Descrição: O presente estudo aborda o uso de metodologias ativas no enfrentamento da violência na e contra a escola. Desta forma, a questão geradora de pesquisa é a seguinte: como o uso de métodos e técnicas de metodologias ativas podem contribuir como ferramentas de enfrentamento frente a onda de atentados violentos contra as escolas brasileiras? O objetivo geral consiste em investigar e analisar como as técnicas e métodos de metodologias ativas podem contribuir para o enfrentamento da violência letal contra ambientes educacionais, com foco nos atentados às escolas. Nesse sentido, o trabalho busca refletir propostas pedagógicas baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem voltadas a trabalhar em sala de aula temas relacionados à violência escolar, saúde mental e direitos humanos. Além disso, propõe a construção de espaços virtuais socioeducativos e de comunicação, com dinâmicas informativas de debates e discussões, nos quais os alunos atuem como produtores de conhecimento, além de denunciarem anonimamente grupos e fóruns de cultura de ódio. O objetivo específico consiste em levantar e analisar o Estado do Conhecimento na literatura nacional e internacional sobre o tema da violência na e contra as escolas. Sob o prisma metodológico, optou-se por um estudo bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa, podendo ser classificado em seu objetivo como exploratório, combinando elementos teóricos e documentais. Como resultado, a pesquisa evidenciou que as metodologias ativas comprovaram sua capacidade e efetividade em promover um espaço de ação reflexiva, diálogo, escuta e debates, elementos fundamentais para o enfrentamento da violência letal na escola. Concluiu-se que mesmo a escola sendo um espaço privilegiado de interação e sociabilidade entre os indivíduos, como expressão da sociedade, ela também constitui o lugar da reprodução de violências sociais, sendo cada vez mais urgente refletir estratégias pedagógicas de enfrentamento à violência escolar.

Autor: Paulo Roberto Tavares

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
METODOLOGIA

Capítulo 3
VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Capítulo 4
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO

Capítulo 5
METODOLOGIAS ATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Capítulo 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Capítulo 7
REFERÊNCIAS

O autor


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