Educar para a Afetividade: Dietrich Von Hildebrand

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-044-6 (digital)

ISBN: 978-65-6009-043-9 (impresso)

DOI: 10.5281/zenodo.10222755

Descrição: Depois da publicação de um livro, em que reunimos artigos específicos versando sobre o tema que lhe dá o título “Filosofia da Pessoa e Educação – Dietrich von Hildebrand”, e sempre continuando com as pesquisas concernentes ao pensamento do autor em questão, nós nos sentimos motivados a oferecer aos leitores os estudos que têm como foco a Afetividade. É bom lembrar que a Afetividade é um dos centros humanos de capital significação para a Educação Integral da Pessoa, na acepção de sua completude.
Este livro, que o leitor tem em mãos, pode ser entendido como prosseguimento do anterior, embora tenha nitidamente originalidade e constituição próprias que permitem o aproveitamento de sua leitura independentemente do conhecimento do outro. Apresentamos, nesta coletânea, o conjunto dos resultados de pesquisas conduzidas por estudiosos interessados em diferentes áreas da Educação que participaram do curso por nós oferecido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro no semestre 2022.2.
Acrescente-se que os autores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Ética e Educação da mesma instituição, por mim coordenado, têm se debruçado incessantemente sobre as inúmeras obras deste filósofo alemão. Monografias, dissertações e teses têm sido brilhantemente defendidas tendo como fundamentação teórica seu pensamento. Nossos encontros se revelaram extremamente interessantes e frutíferos, de modo que julgamos não ser bom que as conclusões permanecessem apenas entre nós. A elaboração de um volume contendo os textos é um árduo esforço, e por isso, agradeço a todos que colaboraram, especialmente à coorganizadora, a doutoranda Daniela Honorio de Sousa Brito. 
Os especialistas, que se prontificaram a partilhar suas experiências detalhadas nos correspondentes capítulos, encontraram, na Filosofia de Dietrich von Hildebrand (1889-1977), uma fonte límpida, generosa e de fluxo inesgotável para sua investigação e se responsabilizam inteiramente por seus escritos. Em comum a todos, há esse núcleo central que é a Afetividade na perspectiva do referido filósofo. 
Dentre os múltiplos enfoques constantes na obra deste filósofo alemão, posteriormente radicado nos Estados Unidos devido à perseguição sofrida pelo regime nazista, a Afetividade é o fio condutor que aparece com forte ênfase. Justifica-se, desde logo, essa escolha como uma das razões para a fundamentação da argumentação, pela notoriedade desse pensador, sua autoridade legítima quanto aos temas abordados e seriedade de investigação filosófica. 
Pode-se afirmar que, o edifício filosófico está alicerçado nos estudos da Fenomenologia Idealista de Edmund Husserl (1859-1938) e no Personalismo, pioneiramente exposto por Emmanuel Mounier (1905-1950). Em seguida à reflexão que parte desses pontos iniciais, a originalidade do pensamento hildebrandiano é uma realidade. Para melhor informação quanto a esse filósofo da modernidade, recomendamos ao leitor uma visita à página Hildebrand Legacy da internet, https://hildebrandproject.org/ na qual são encontrados dados biográficos, notícias referentes aos contínuos grupos de estudos, seminários, palestras, cursos, juntamente com textos de sua autoria e de outros filósofos. 
A partir de perspectivas particulares, cada um dos pesquisadores-autores, cujos textos constituem os capítulos reunidos neste volume, escreveu suas observações e argumentos, tendo como base, não somente os escritos relativos à Afetividade, como outras publicações deste renomado filósofo do século XX. A diversidade de pontos de vista, aqui expressa, enriquece esta leitura e mostra algumas das possibilidades de abordagem da Afetividade tendo como fundamento as ideias de von Hildebrand. Colaboraram na confecção desse livro segundo a premissa da importância do pensamento de von Hildebrand e da necessidade de trazê-lo ao público de língua portuguesa, principalmente tendo sido verificado o quase desconhecimento no Brasil das suas ideias. 
A variedade de pontos de vista, aqui expressa, enriquece este volume e mostra algumas das possibilidades de abordagem da Afetividade, tendo como fundamento as ideias de Dietrich von Hildebrand. A autoria das argumentações e das conclusões, em cada capítulo, é expressão da liberdade de cada componente do curso, que pesquisou e escreveu com inteira autonomia acadêmica. O rigor das investigações, a clareza das explicações, e as sugestões trazidas justificam a publicação desse nosso livro. É valioso salientar que todos os pesquisadores optaram pelo uso da hermenêutica desenvolvida pelo filósofo francês Paul Ricoeur como a metodologia de sustentação de suas pesquisas. Trata-se de uma abordagem rigorosa, difícil, e que foi levada a termo com total êxito. 
O propósito imediato, que nos levou à ideia e à concretização da organização  desse livro, contendo seis interessantes capítulos escritos segundo olhares diferentes, é duplo. Em primeiro lugar, é ressaltada a Afetividade como instância central da pessoa, constituinte de seu interior mais íntimo e ativo em conjunto com a inteligência e a vontade. Em segundo, é promover a discussão dos temas e conceitos destacados, permitindo uma continuidade dessas pesquisas e o surgimento de outras. Sugerimos que haja um maior número de estudos em Filosofia da Educação voltados para essa característica especial aos seres humanos, a Afetividade.
De maneira alguma, pensamos em impor uma novidade ou forçar uma adesão a um pensamento filosófico. Partilhamos as descobertas, esperando que sejam úteis a educadores e a todos os interessados no desenvolvimento da pessoa humana, aguardando as críticas e sugestões que surgirão. Temos a certeza que tanto a Filosofia, disciplina pura em si mesma, como a Filosofia da Educação, têm muito a ganhar em sua caminhada de descobertas quando são guiadas pela Afetividade e, de modo geral, pelas ideias de Dietrich von Hildebrand. 
Concluímos esta apresentação, enfatizando o valor e a imensa contribuição do pensamento do filósofo que serve de base às pesquisas aqui expostas. Em seguida, expomos, em breves linhas, cada um dos capítulos, os quais estão em ordem alfabética, obedecendo ao prenome dos autores. 
No primeiro, Agostinho Morosini explora um conceito concreto ao se perguntar, e responder, qual pode ser O Papel da Afetividade na Perspectiva de von Hildebrand no Campo Educacional. A premissa norteadora é o pensamento do filósofo, sempre com o enfoque na ação educativa. 
O segundo traz, de forma consistente, uma crítica. A Dimensão Afetiva Silenciada na Educação, é o título, sob o qual Andreia Nunes de Castro aponta a negligência com a qual a Afetividade é tratada no que se refere às propostas educacionais e mostra a necessidade de se olhar mais atentamente para essa esfera humana. 
O terceiro, resultado da pesquisa de Daniela Honorio de Sousa Brito, destaca a totalidade da pessoa, ao discutir A Educação Integral da Pessoa Humana: Perspectiva Afetiva da Filosofia De Von Hildebrand, como indica o título. A autora ressalta a Afetividade em sua essencialidade para que haja a Educação Integral. 
No quarto capítulo A Teoria do Valor e a Noção de Felicidade em Dietrich Von Hildebrand, como enfatiza o título, é defendida por Ellen Nogueira Rodrigues. São conceituados os termos fundamentais que embasam o pensamento deste filósofo e trabalhados na perspectiva educacional. 
No capítulo quinto, Glaucya Maria Lopes Lino propõe a Educação pela Afetividade, enfatizando sua centralidade na atuação educacional como um todo, realçando a validade deste aspecto na vida das pessoas. Sugere que sem se voltar para a Afetividade, é impossível que se realize o processo educativo. 
No último capítulo, o de número seis, Maria Judith Sucupira da Costa Lins discorre sobre a importância da Afetividade nas atividades educacionais, ressaltando os tópicos desenvolvidos por von Hildebrand. Sob o título Educação para a Afetividade: A Contribuição de Von Hildebrand, a autora interpreta o pensamento do filósofo visando à pessoa do aluno.

Organizadoras: Maria Judith da Costa Sucupira-Lins e Daniela Honorio de Sousa Brito

Autores: Agostinho Morosini; Andreia Nunes de Castro; Daniela Honorio de Sousa Brito; Ellen Nogueira Rodrigues; Glaucya Maria Lopes Lino; Maria Judith Sucupira da Costa Lins.

Capítulos
PREFÁCIO
Bruna Rodrigues Cardoso Miranda

APRESENTAÇÃO
Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Capítulo 1
O PAPEL DA AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA DE VON HILDEBRAND NO CAMPO EDUCACIONAL
Agostinho Morosini

Capítulo 2
A DIMENSÃO AFETIVA SILENCIADA NA EDUCAÇÃO
Andreia Nunes de Castro

Capítulo 3
EDUCAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA HUMANA: PERSPECTIVA AFETIVA DA FILOSOFIA DE VON HILDEBRAND
Daniela Honorio de Sousa Brito

Capítulo 4
A TEORIA DO VALOR E A NOÇÃO DE FELICIDADE EM DIETRICH VON HILDEBRAN
Ellen Nogueira Rodrigues

Capítulo 5
EDUCAÇÃO PELA AFETIVIDADE
Glaucya Maria Lopes Lino

Capítulo 6
EDUCAÇÃO PARA A AFETIVIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DE VON HILDEBRAND
Maria Judith Sucupira da Costa Lins



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