Educação Indígena: formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá visando fortalecer a ancestralidade dos alunos e a Identidade Indígena Xavante

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-017-0 (digital)

ISBN: 978-65-6009-016-3 (impresso)

DOI: 10.5281/zenodo.8276744

Descrição: Foi objetivo dessa dissertação propor uma formação continuada para professores da Escola Municipal Tritopá com o intuito de fortalecer a ancestralidade dos alunos e a identidade indígena Xavante. Em relação à metodologia, inicialmente foi realizada uma pesquisa para elaboração da fundamentação teórica, fazendo a busca dentro da base de dados Scielo, Lilacs e Google acadêmico. Posteriormente foi aplicado uma entrevista semiestruturada com 20 (vinte) professores da Escola Municipal Tritopá. Como resultados notou-se que na escola, os professores trabalham a ancestralidade no desenvolvimento do currículo para que os alunos não percam a linguagem materna, e na escola o ensinamento do aluno é voltado para a preservação da cultura, costumes e tradições da comunidade, mas os professores também disseram que precisam de formação continuada e que esses programas formativos ainda são escassos. Mediante a esse cenário, propôs-se a realização de um seminário, que foi intitulado “A incorporação do conhecimento indígena na Escola Municipal Tritopá”. O objetivo do seminário é instrumentalizar os professores para realizarem uma intervenção educacional intercultural, por intermédio da incorporação do conhecimento educacional indígena no currículo escolar, para construir um diálogo intercultural entre o conhecimento educacional indígena e escolar. Concluiu-se que a formação docente deve percorrer o longo caminho que a educação indígena vem perfazendo em sua jornada para se tornar uma educação que reconhece e expressa as culturas que representa. Essa formação é de suma importância, pois os professores são influenciadores e formadores de opinião, e são agentes de grande importância na perpetuação dos valores indígenas. A formação de professores para a educação dos povos indígenas é uma necessidade premente que deve ir além do discurso da interculturalidade e atender aos aspectos substantivos relacionados às condições em que essas práticas devem ser desenvolvidas.

Autor: Ueudison Alves Guimarães

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
MARCO TEÓRICO

Capítulo 2
METODOLOGIA

Capítulo 3
RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

O autor


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