Avaliação de uma Proposta Didática sobre força e movimento referenciada na Teoria de Aprendizagem Significativa: Uma gincana de conhecimentos como principal recurso utilizado

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-011-8

DOI: 10.5281/zenodo.8128751

Descrição: O presente trabalho é um relato da aplicação de um Material Instrucional (MI) abordando tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos. O estudo foi realizado com duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada no município de Serra no Estado do Espírito Santo. O MI foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, nas Estratégias Motivacionais propostas por Bzuneck e nas orientações para a elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Moreira. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Mapas Conceituais, Pré e Pós-Teste e o Registro das Anotações Pessoais da professora/mestranda sobre a aplicação do MI. O delineamento utilizado neste trabalho foi o experimental e as análises dos dados foram realizadas sob os enfoques qualitativos e quantitativos, dependendo do instrumento de coleta analisado. Os resultados dos testes estatísticos apontaram que o MI elaborado contribuiu para a melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação ao Grupo Controle. A análise dos Mapas Conceituais Finais, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução em todos os critérios quantitativos, e também no critério qualitativo Qualidade do Mapa. A análise das Anotações Pessoais da professora/mestranda mostrou que a inserção de situações vivenciadas pelos alunos em seu cotidiano e também em uma gincana que foi realizada foram consideradas relevantes para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos abordados. Os resultados apresentam indícios de que o MI colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionados a tópicos da Cinemática e das Leis de Newton para o Movimento dos Corpos, para alunos do Ensino Médio.

Autora: Vanessa de Oliveira Pereira dos Santos

Capítulos
Capítulo 1
Introdução

Capítulo 2
Referencial Teórico

Capítulo 3
Metodologia

Capítulo 4
Análise dos Dados

Capítulo 5
Conclusão

Referências Bibliográficas

Apêndices


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !