Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 1

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-72-1

DOI: 10.5281/zenodo.7213514

Descrição: Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos é um esforço conjunto de professores de diversas instituições no sentido de compartilhar conhecimentos produzidos sobre a temática ora apresentada. 
Os autores ao aceitarem participar deste livro, procuraram demonstrar por meio de seus escritos, considerações sobre as metodologias utilizadas no processo de construção da escrita na Alfabetização; análise dos conteúdos presentes em livros didáticos; Formação Continuada para o uso da TDIC na sala de aula; a importância do lúdico na Educação Infantil; as Tecnologias e Aplicativos de Ensino à Distância e as Metodologias Ativas no processo de Ensino; a Diversidade Cultural nas escolas; a importância da participação da família no processo de Ensino e de Aprendizagem, bem como as dificuldades relacionadas aos Transtornos de Aprendizagem e a importância do professor na Educação Inclusiva.
Assim, a intenção deste obra é apresentar artigos que instiguem a reflexão e debate acadêmico, proporcionando uma leitura proveitosa com base teórica relevante e atual, resultante das investigações e relações com a formação profissional, apontando para as contribuições no que se refere à compreensão do quadro atual da Educação, apontando o que se pode vir a ser. Não tem essa obra a intenção de trazer respostas prontas e acabadas, como manuais antes escrito. Os textos apresentados nos remetem a um reflexão de nossas práticas, apontando uma perspectiva para um ensino mais autônomo, crítico e reflexivo, importando muito mais com o que se quer alcançar em conjunto, e não como foco de um resultado meramente fictício.
Esperamos que a leitura deste livro contribua com sua reflexão a respeito de estratégias para enfrentarmos os desafios e alcançarmos uma Educação mais reflexiva e próxima das expectativas e diferentes realidades de nossos alunos, foco de nosso trabalho, favorecendo assim o desenvolvimento de uma prática pedagógica ainda mais significativa.

Organizador: Claudionor Nunes Cavalheiro

Autores: Abraão Danziger de Matos; Adalto Geremias da Silva; Adriana Marques Rodrigues; Amarildo da Silva Cunha; Ana Rocha; Angela Maria Rissardi da Costa; Cassia Leite Serejo; Claudenir Alves dos Santos; Claudia de Oliveira Teixeira; Danielle Souza Barbosa; Dhiuly Mary Neves Monteiro; Elaine Aparecida Saraiva; Elexandra de Araújo Pires; Elisângela Correia Crispim; Eliza Francisca de Oliveira; Eroni Ferreira da Costa; Euzimar Nabia da Silva; Fabiane de Andrade Souza; Geralda Madalena Ramos; Geraldo Pereira de Santana; Helaine Araujo de Oliveira; Ilda Maria Ramos Gava; Iolanda Maria Luiz de Lima; Janeisi de Lima Meira; Janete Correia Prestes; Jaqueline Molina; Lidiane Magalhães da Silva Zorze; Marcela Gomes Soares Guedes; Marcio Rogerio Bresolin; Maria de Fátima Ferreira Rocha; Micaele Cavalcante de Barros; Monica Regina Ferraz do Nascimento; Rosângela Salles; Rosiclér Gomes Soares; Rozalva Maria Garcia Alves; Rozelene de Oliveira; Sandra Regina de Souza Paula; Silvania da Silva Frandoloso; Suzana Aparecida Pereira; Tereza Sabino; Viviane Lima Martins.

Capítulos
Capítulo 1
O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS E SUA MATERIALIZAÇÃO NO PPP: UM OLHAR AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS/RN
Micaele Cavalcante de Barros; Viviane Lima Martins 

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Claudia de Oliveira Teixeira; Euzimar Nabia da Silva; Geralda Madalena Ramos; Janete Correia Prestes; Lidiane Magalhães da Silva Zorze; Rosângela Salles; Rozalva Maria Garcia Alves 

Capítulo 3
A PARTIR DE PRÁTICAS OUTRAS: DESCOLONIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcio Rogerio Bresolin 

Capítulo 4
A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA CORROBORANDO COM O PROCESSO MULTIDISCIPLINAR
Marcio Rogerio Bresolin 

Capítulo 5
ALFABETIZAÇÃO: A CONSTRUÇAO DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eroni Ferreira da Costa 

Capítulo 6
O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES POLÍTICAS, TEÓRICAS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Geraldo Pereira de Santana 

Capítulo 7
EDUCAÇÃO EM DEBATE: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A BNCC
Abraão Danziger de Matos 

Capítulo 8
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Cassia Leite Serejo 

Capítulo 9
QUESTÕES ATUAIS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Cassia Leite Serejo 

Capítulo 10
TECNOLOGIAS E APLICATIVOS DE ENSINO À DISTÂNCIA
Cassia Leite Serejo

Capítulo 11
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A LITERACIA DIGITAL E INCLUSÃO SOCIODIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Helaine Araujo de Oliveira; Janeisi de Lima Meira; Amarildo da Silva Cunha 

Capítulo 12
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DA NO PROCESSO DE ENSINO
Adriana Marques Rodrigues; Elexandra de Araújo Pires; Ana Rocha; Dhiuly Mary Neves Monteiro; Angela Maria Rissardi da Costa; Silvania da Silva Frandoloso; Elisângela Correia Crispim; Sandra Regina de Souza Paula; Fabiane de Andrade Souza; Claudenir Alves dos Santos 

Capítulo 13
METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO
Elaine Aparecida Saraiva; Jaqueline Molina; Rozelene de Oliveira; Danielle Souza Barbosa; Eliza Francisca de Oliveira 

Capítulo 14
O PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR
Monica Regina Ferraz do Nascimento; Marcela Gomes Soares Guedes; Sandra Regina de Souza Paula; Adalto Geremias da Silva; Dhiuly Mary Neves Monteiro 

Capítulo 15
DIFICULDADES E TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
Ilda Maria Ramos Gava; Maria de Fátima Ferreira Rocha; Iolanda Maria Luiz de Lima; Suzana Aparecida Pereira; Rosiclér Gomes Soares 

Capítulo 16
SENSO DE URGÊNCIA: EQUILÍBRIO E CELERIDADE NA EDUCAÇÃO
Tereza Sabino 

OS AUTORES 

O ORGANIZADOR


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !