Ciências Sociais e Políticas: Democracia, Demandas e Desafios - Volume 1

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-64-6


Descrição: As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir o público. O governo tem a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Elas são consequências de demandas apresentadas pela sociedade, nas mais diversas áreas. Sendo assim, podemos afirmar que políticas públicas é “o Estado em ação”, ou seja, é quando o Estado implanta projetos de governo, por meio de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade.
As políticas sociais configura-se como possibilidade de reconhecimento das demandas de seus usuários no intuito de ampliação de cidadania, da democracia e medida de proteção social visando garantir segurança de sobrevivência, de acolhida, e convívio familiar. Neste sentido, a contribuição das políticas sociais no Brasil constitui estratégia fortalecedora de direitos sociais e de proteção, reconhecendo na pobreza o eixo desencadeador das desigualdades sociais.
As demandas políticas e sociais tornam-se cada vez maiores em função da desresponsabilização do Estado, por omissão de serviços essenciais, o que gera uma tensão social latente. A obra “Ciências Sociais e Políticas: Democracia, Demandas e Desafios” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Políticas Públicas e Sociais, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

OrganizadorJader Luís da Silveira

Autores: Anna Beatriz Correa Rodrigues; Bernadete Perez Coelho; Cesar Albenes de Mendonça Cruz; Cleiton Jose Lemos de Oliveira; Dayse dos Santos Saraiva; Delaine Melo; Eduardo Armando Medina Dyna; Eduardo Pinheiro Monteiro; Elane Rodrigues Sousa; Eliany Cristina dos Santos Fonseca; Fernanda do Socorro Pinheiro de Souza; Gabriella Morais Duarte Miranda; Glaucejane Galhardo da Cruz de Castilho; Iran de Maria Leitão Nunes; Júlia Beatriz Ribeiro Santos; Karla Byanca Carvalho Ferreira; Kelven Marcelino Klein; Lais Vinhal Faria; Larissa da Conceição Barradas; Larissa Mota Morais; Leida Cabral Nascimento da Silva; Luciana Raquel Morais Pereira; Nayana Cristina Viana da Silva; Pamela Mariane da Gama Melo; Rubia Suzane Antunes dos Santos; Samara Cristina Silva Pereira.

Capítulos
Capítulo 1
MÃES UNIVERSITÁRIAS: UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA
Lais Vinhal Faria; Larissa da Conceição Barradas; Larissa Mota Morais; Nayana Cristina Viana da Silva; Pamela Mariane da Gama Melo; Rubia Suzane Antunes dos Santos

Capítulo 2
A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Cleiton Jose Lemos de Oliveira

Capítulo 3
RACISMO E ENVELHECIMENTO DA MULHER NEGRA NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL
Glaucejane Galhardo da Cruz de Castilho; Iran de Maria Leitão Nunes

Capítulo 4
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MARCOS NORMATIVOS DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA LUZ SOBRE O DEBATE DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DIGITAL
Cesar Albenes de Mendonça Cruz; Eduardo Pinheiro Monteiro; Kelven Marcelino Klein

Capítulo 5
GÊNERO E ENVELHECIMENTO: AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE PODER E DOMINAÇÃO EXPRESSAS NA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IDOSA
Leida Cabral Nascimento da Silva; Iran de Maria Leitão Nunes

Capítulo 6
HIP-HOP COMO MECANISMO DE RESISTÊNCIA DA JUVENTUDE PERIFÉRICA
Fernanda do Socorro Pinheiro de Souza; Dayse dos Santos Saraiva; Eliany Cristina dos Santos Fonseca 

Capítulo 7
UMA ANÁLISE DO PAPEL DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT) NO COMBATE AOS CONFLITOS NO CAMPO MARANHENSE
Anna Beatriz Correa Rodrigues; Elane Rodrigues Sousa; Júlia Beatriz Ribeiro Santos; Karla Byanca Carvalho Ferreira; Luciana Raquel Morais Pereira

Capítulo 8
A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS CHACINAS COMO POLÍTICA DE VIOLÊNCIA: UM PANORAMA DOS PRINCIPAIS MASSACRES NO BRASIL
Eduardo Armando Medina Dyna

Capítulo 9
SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: IMPASSES NA PROTEÇÃO SOCIAL E NO CUIDADO A CRIANÇAS E FAMÍLIAS
Delaine Melo; Gabriella Morais Duarte Miranda; Bernadete Perez Coelho

Capítulo 10
A POLÍTICA PÚBLICA FRENTE AO PROTAGONISMO DOS USUÁRIOS: O CASO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NO IFPI
Samara Cristina Silva Pereira

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !