Educação e Tecnologia: (Inter)Relações Construtivas

Editora MultiAtual




ISBN:  978-65-89976-07-3


Descrição: A obra aqui apresentada, deriva do compartilhamento de conhecimentos relativos ao cenário educacional, trazendo aos autores participantes, uma imensa satisfação em poder dissertar sobre o tema em destaque, pela importância que ele apresenta, enfatizando as construções possíveis pelas (inter)relações relevantes e muito frequentes atualmente, entre tecnologia e educação, através da entrega de textos fruto de uma construção colaborativa entre os envolvidos.
Conforme será apresentado no livro, ao combinar tecnologia e educação, é revelado um potencial modo de propor abordagens pedagógicas construtivas, fundamentalmente por proporcionar um ensino capaz de flexibilizar as ações didáticas, otimizar a organização das informações e resultados, bem como um modo singular de perceber um dado conhecimento. Atividades realizadas por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), por exemplo, constitui em um meio favorável ao desenvolvimento de boas aprendizagens, por poder desenhar um ensino onde o aluno apresenta uma postura mais ativa, assume a responsabilidade por suas aprendizagens e o professor passa a ter a função de mediador desse processo.
Esta obra propõe-se a expor possibilidades alternativas de relacionar tecnologia e educação, responsáveis por propiciar importantes construções que significam o ensino e o modo de aprender.

Organizadores: Lucas Ferreira Rodrigues; Maico Tailon Silva da Silva

Autores: Adeildo Gaspar da Costa; Alessandra Aparecida da Silva; Alessandra Ferreira dos Santos; Ana Laura Barbosa de Oliveira; Anair Meirelles Quadrado; Andressa Agnes de Assis Silva; Carla Carvalho da Silva; Carlos Alexandre Meira; Carlos Antonio Nascimento da Silva; Carolina Barbosa; Cintia de Souza Mesquita Oliveira; Claudia Aparecida de Oliveira; Cleonice Aguiar de Carvalho; Crisleine Ester Paes; Cristiane Leite dos Santos; Davi Milan; Éder Araújo da Silva; Edileuza Gomes de Souza; Ellen Salvador Miranda; Erimar Pereira da Rocha; Evandro De Oliveira Brito; Fernando Ribeiro; Gabriela Soares Balestero; Gedson Sutero de Souza; Gerlangi da Conceição Silva; Gilberto Alves Lima; Gilselene Garcia Guimarães; Gilvanio Zifirino Neto; Gislaine Schon; Heitor Rodrigues Paes; Hellene Samara Santos de Oliveira Cabral; Inocélio Ussivane; Jamiris de Sousa Silva; Jamisson de Jesus Mendes; Joana Batista de Araújo; Joelda Ferreira de Moraes; José Fernando de Lima Júnior; José Raimundo da Silva Lima; José Victor Monteiro da Rosa; Lindalva Augusto Santiago; Lindalva Santiago; Lucas Ferreira Rodrigues; Luciano Araujo da Costa; Lúcio Costa de Andrade; Maico Tailon Silva da Silva; Manoel Alexandre Pereira Teixeira; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Margarete Aparecida Ligeiro; Maria Cristina Santos Faustino; Maria Ildes Silva de Souza; Maria Martins Formiga; Marília Lopes Pernambuco; Marlene da Silva Maximiano de Oliveira; Marzio Sampaio de Azeredo; Maycon Pereira Silva; Mirian Luzia de Lima Vaz; Naum de Jesus Serra; Neilson da Silva Costa; Paula da Silva Guedes; Paulo Sérgio Mendes Barbosa; Rafael Carlos Fernandes Barbosa; Renata Benar Bertão; Rogério Silva Aguiar Sato; Silvana Aguiar Ximenes Felipe; Solange Daufembach Esser Pauluk; Thiago Miranda Costa; Valquiria Ferreira Teixeira; Vanessa Serafim Da Silva; Victor Pereira Batista da Silva; Wanderson Teixeira Gomes.

Capítulos
Capítulo 1
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS: NOVOS CONTEXTOS E NOVAS PERSPECTIVAS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Lucas Ferreira Rodrigues; Maico Tailon Silva da Silva; Thiago Miranda Costa; Manoel Alexandre Pereira Teixeira; Crisleine Ester Paes; Renata Benar Bertão; Maria Ildes Silva de Souza; Valquiria Ferreira Teixeira; Jamisson de Jesus Mendes; Carlos Antonio Nascimento da Silva

Capítulo 2
A UTILIZAÇÃO DAS TIC’s E DAS REDES SOCIAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS MEDIADAS PELO ENSINO ON-LINE
Maico Tailon Silva da Silva; Wanderson Teixeira Gomes; Paula da Silva Guedes; Adeildo Gaspar da Costa; Joana Batista de Araújo; Mirian Luzia de Lima Vaz; Gabriela Soares Balestero; Cristiane Leite dos Santos; Neilson da Silva Costa; Vanessa Serafim Da Silva

Capítulo 3
ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM: ABORDAGENS DA GAMIFICAÇAO NOS DIVERSOS ESPAÇOS DE ENSINO
Lucas Ferreira Rodrigues; Paulo Sérgio Mendes Barbosa; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Alessandra Aparecida da Silva; Davi Milan; Carlos Antonio Nascimento da Silva; Carlos Alexandre Meira; Marlene da Silva Maximiano de Oliveira; Jamisson de Jesus Mendes; Heitor Rodrigues Paes

Capítulo 4
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Lucas Ferreira Rodrigues; Paula da Silva Guedes; Adeildo Gaspar da Costa; Erimar Pereira da Rocha; Mirian Luzia de Lima Vaz; Anair Meirelles Quadrado; Vanessa Serafim Da Silva; Gislaine Schon; Alessandra Ferreira dos Santos; Evandro De Oliveira Brito

Capítulo 5
O USO DO MATERIAL DOURADO DIGITAL NO ENSINO DE FRAÇÕES A PARTIR DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Lucas Ferreira Rodrigues; Maico Tailon Silva da Silva; Davi Milan; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Manoel Alexandre Pereira Teixeira; Thiago Miranda Costa; Naum de Jesus Serra; José Fernando de Lima Júnior

Capítulo 6
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE
Carolina Barbosa; Gilselene Garcia Guimarães; Marzio Sampaio de Azeredo; Rafael Carlos Fernandes Barbosa; José Victor Monteiro da Rosa; Victor Pereira Batista da Silva

Capítulo 7
PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Maico Tailon Silva da Silva; Lucas Ferreira Rodrigues; Davi Milan; José Raimundo da Silva Lima; Carla Carvalho da Silva; Wanderson Teixeira Gomes; Hellene Samara Santos de Oliveira Cabral; Cintia de Souza Mesquita Oliveira; Marília Lopes Pernambuco; Alexandre Pereira Teixeira

Capítulo 8
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS DA SALA DE AULA INVERTIDA
Cleonice Aguiar de Carvalho; Davi Milan; Erimar Pereira da Rocha; Joelda Ferreira de Moraes; Fernando Ribeiro; Marília Lopes Pernambuco; Alessandra Ferreira dos Santos; Margarete Aparecida Ligeiro; Lindalva Santiago; Silvana Aguiar Ximenes Felipe

Capítulo 9
TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES TRANSFORMADORAS NAS AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Andressa Agnes de Assis Silva; Joana Batista de Araújo; Cleonice Aguiar de Carvalho; Gedson Sutero de Souza; Luciano Araujo da Costa; Neilson da Silva Costa; Gabriela Soares Balestero; Alessandra Ferreira dos Santos; Rogério Silva Aguiar Sato; Gilberto Alves Lima

Capítulo 10
FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROCESSO INOVADOR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO
Margarete Aparecida Ligeiro; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Crisleine Ester Paes; Mirian Luzia de Lima Vaz; Cleonice Aguiar de Carvalho; Claudia Aparecida de Oliveira; Lúcio Costa de Andrade; Gerlangi da Conceição Silva; Ana Laura Barbosa de Oliveira; Maria Martins Formiga

Capítulo 11
FERRAMENTAS DIDÁTICAS: A TECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA O ENSINO-APRENDIZADO
Andressa Agnes de Assis Silva; Margarete Aparecida Ligeiro; Lindalva Augusto Santiago; Maycon Pereira Silva; Edileuza Gomes de Souza; Solange Daufembach Esser Pauluk; Jamisson de Jesus Mendes; Gedson Sutero de Souza; Vanessa Serafim Da Silva; Luciano Araújo da Costa

Capítulo 12
AÇÃO DOCENTE E METODOLOGIAS ATIVAS: PROJETOS INTEGRADORES PARA A ESCOLA DO FUTURO
Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Margarete Aparecida Ligeiro; Andressa Agnes de Assis Silva; Gislaine Schon; Maycon Pereira Silva; Rogério Silva Aguiar Sato; Luciano Araujo da Costa; Solange Daufembach Esser Pauluk; Evandro De Oliveira Brito; Lindalva Augusto Santiago

Capítulo 13
TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO AÇÕES DOCENTES INOVADORAS PARA O SÉCULO XXI  
Inocélio Ussivane; Ellen Salvador Miranda; Jamiris de Sousa Silva; Gilvanio Zifirino Neto; Carlos Antonio Nascimento da Silva; Gedson Sutero de Souza; Maycon Pereira Silva; Gislaine Schon; Evandro De Oliveira Brito; Maria Cristina Santos Faustino

Capítulo 14
O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE APLICATIVOS: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO HÍBRIDO
José Fernando de Lima Júnior; Éder Araújo da Silva

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES

PÓSFACIO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: (INTER)RELAÇÕES CONSTRUTIVAS

OS ORGANIZADORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !