Abordagens em Educação: Tecnologias Digitais, Docência e Inclusão - Volume 7

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-03-5

DOI: 10.5281/zenodo.5528971

Descrição: Gestão educacional; matemática e formação de professores; educação profissional; simulador virtual na enfermagem; educação especial e inclusão; ambiente virtual em atividades de extensão na odontologia; tecnologias digitais no ensino remoto; objetivos de aprendizagem em física no ensino fundamental; mlearning na aprendizagem de idiomas; saúde mental dos professores durante a pandemia; a importância do ensino de geografia em sala de aula; a importância da cobertura vegetal no processo de erosão e degradação do solo; jogo digital educativo para o ensino de matemática; desafios e realidades da educação no contexto da pandemia; linguagem e o uso de memes; os desafios da dança nas aulas de artes; planos de educação no Araguaia Matogrossense; gestão educacional na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Sem respiros e com muita intensidade, assim podemos resumir os conteúdos produzidos nos vinte capítulos que compõem o sexto volume do e-book sobre tecnologias digitais, docência e inclusão. As produções, dispostas nas mais diferentes frentes da educação, permitem o aprofundamento do conhecimento nas seguintes vertentes educacionais: formação de professores, gestão educacional, metodologias e práticas de ensino, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, UAB.
Reconhecer a multiplicidade de saberes no mundo da educação é fator determinante para entendermos que o aprendizado e os avanços na educação básica e superior dependem da produção continuada de conhecimento. Nos reportamos ao conceito de saberes, de Maurice Tardif, justamente para tentar destacar a importância da presente obra. Ao dialogar sobre os saberes, Tardif aponta alguns caminhos e fontes relevantes ao percurso dos atores que fazem parte do ensino, da pesquisa e da extensão. Tais fontes podem sem encontradas nas produções acadêmicas aqui dispostas. Saberes curriculares, experienciais, disciplinares e da formação profissional, dentre outros, são discutidos em perspectivas multidisciplinares nos capítulos.
Contentes com a qualidade dos materiais e na expectativa de que possam reverberar em você, leitor(a), deixamos aqui os agradecimentos aos autores pelo envolvimento e preocupação com a educação, fato notório em suas publicações.

Organizadores: Renata Machado Teixeira e Marcelo Skowronski

Autores: Alexandra Silva; Ana Maria Blanco Teles Moulin; Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques; Angélica Andersen Chaves; Antonio Fluminhan; Carmem Silvia Lima Fluminhan; Cristiane Mendes Netto; Danice Betania de Almeida; Dionara Freire de Almeida; Elaine Aparecida Saraiva Batista; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Elisabeth Rossetto; Georgiana Luna Batinga; Geovane dos Santos da Rocha; Giovana Santana Ribeiro; Glícia Uchôa Gomes Mendonça; Isabela Melo Bonfim; João Paulo Angelo Leite; José Gerfeson Alves; Karla Nascimento de Almeida; Karolayne Pereira Marques; Klaus Schlünzen Junior; Lahila Nathalia dos Santos Martins; Leonardo Nogueira de Sá; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Celeste Reis Fernandes de Souza; Maria Cristiane Alves Costa; Odorico Ferreira Cardoso Neto; Rosane Rocha; Silvana Soares Guizolfi Vieira; Talia Moreira Souza; Tallyrand Moreira Jorcelino; Thales Leandro de Moura.

Capítulos
Capítulo 1
UMA ABORDAGEM SOBRE PERCURSO FORMATIVO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO COMPONENTE CURRICULAR VIROLOGIA
Tallyrand Moreira Jorcelino

Capítulo 2
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Danice Betania de Almeida; Dionara Freire de Almeida

Capítulo 3
GESTÃO EDUCACIONAL DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Ana Maria Blanco Teles Moulin; Georgiana Luna Batinga

Capítulo 4
METODOLOGIAS ATIVAS NO TRABALHO COM BRINCADEIRAS E JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosane Rocha; Ligiane Oliveira dos Santos Souza

Capítulo 5
MLEARNING PARA A APRENDIZAGEM DE IDIOMAS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
Carmem Silvia Lima Fluminhan; Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques; Antonio Fluminhan; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior

Capítulo 6
PLANOS DE EDUCAÇÃO E A REGIÃO ARAGUAIA MATOGROSSENSE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DE PESQUISA POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA E SEU FINANCIAMENTO
Karolayne Pereira Marques; Lahila Nathalia dos Santos Martins; Talia Moreira Souza; Odorico Ferreira Cardoso Neto

Capítulo 7
SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA: UMA REVISÃO TEÓRICO/BIBLIOGRÁFICA
Geovane dos Santos da Rocha; Elisabeth Rossetto

Capítulo 8
SIMULADOR VIRTUAL PARA O ENSINO EM ENFERMAGEM
Glícia Uchôa Gomes Mendonça; José Gerfeson Alves; Isabela Melo Bonfim

Capítulo 9
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E A APRENDIZAGEM
João Paulo Angelo Leite; Leonardo Nogueira de Sá

Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DA COBERTURA VEGETAL NO PROCESSO DE EROSÃO E DEGRADAÇÃO DO SOLO NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Leonardo Nogueira de Sá; João Paulo Angelo Leite

Capítulo 11
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: VIVÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO DA COVID-19
Cristiane Mendes Netto; Karla Nascimento de Almeida; Maria Celeste Reis Fernandes de Souza; Thales Leandro de Moura

Capítulo 12
DESAFIOS DO ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE ARTE
Angélica Andersen Chaves

Capítulo 13
AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Elaine Aparecida Saraiva Batista;
Alexandra Silva

Capítulo 14
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Giovana Santana Ribeiro; Silvana Soares Guizolfi Vieira; Maria Cristiane Alves Costa

BIOGRAFIAS
CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !