ISBN: 978-65-994079-4-9


Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudandes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo. 

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Ana Paula Godinho Barbosa; Cálita Fernanda de Paula Martins; Celita Fernandes de Oliveira e Silva; Eder Luz Xavier dos Santos; Edilson Luiz do Nascimento; Emanoelle Darabas da Costa; Erondina da Silva Tavares; Fabiana Alves Vendramel; Fabio Ventorim Siqueira; Franciele Martins Guilherme; Francieli Ferrari Ferraz; Guilherme Rosso da Silva; Ilderlanio Ferreira de Almeida; Ivani Cristina Voos; Janielson Araújo da Silva; Jaqueline Sandra Diel; Juliana de Andrade Boel Neves; Kamila Scalzer; Kelen A. Galvão Pinheiro; Kelly Sheila Inocêncio Costa Aires; Kleide Ferreira de Jesus; Laiene Maria Rodrigues dos Santos; Letícia Nunes de Sousa; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro; Márcia Gonçalves de Oliveira; Maria Ângela Pereira Pedroso; Maria Antônia Ramos Costa; Maria José Basso Marques; Maria Madalena dos Santos; Osineide Gonçalves Primo; Priscila Carla Hauco Toro; Regina Uemoto Maciel Martins; Rian Lucas da Silva; Roseli Merquides de Alencar; Sandra da Conceição Donato; Sandra Maria Novais Sversuti; Silvana dos Santos Justino Alves; Simone de Sousa Naedzold; Suzana Lucinete Brugnoli Andrade Pereira.

Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO REMOTO
Maria Antônia Ramos Costa; Fabiana Alves Vendramel; Priscila Carla Hauco Toro

Capítulo 2
EDUCAÇÃO ESCOLAR, GLOBALIZAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÕES: EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS
Ilderlanio Ferreira de Almeida; Rian Lucas da Silva

Capítulo 3
REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ
Cálita Fernanda de Paula Martins

Capítulo 4
O GRUPO DE ESTUDOS RESSIGNIFICANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE COLÍDER-MT
Regina Uemoto Maciel Martins; Maria José Basso Marques

Capítulo 5
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDOS EXPRESSOS PELOS PROFESSORES PRECEPTORES E EGRESSOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA
Laiene Maria Rodrigues dos Santos; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Capítulo 6
LETRAMENTOS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS, MULTILETRAMENTOS, MACROLETRAMENTOS E PANLETRAMENTOS
Simone de Sousa Naedzold

Capítulo 7
O QUE VOCÊ FEZ NA ESCOLA HOJE? NADA SÓ BRINCAMOS!
Kelen A. Galvão Pinheiro; Jaqueline Sandra Diel; Sandra da Conceição Donato

Capítulo 8
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ARAPUTANGA – MT
Celita Fernandes de Oliveira e Silva; Juliana de Andrade Boel Neves; Maria Madalena dos Santos

Capítulo 9
RECORTE DO PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS SANCLERLANDIA, TURMA 2016/2017
Eder Luz Xavier dos Santos; Letícia Nunes de Sousa

Capítulo 10
UMA ANÁLISE DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ÓPTICA
Guilherme Rosso da Silva; Francieli Ferrari Ferraz; Emanoelle Darabas da Costa; Ivani Cristina Voos

Capítulo 11
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR PARA UMA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Erondina da Silva Tavares

Capítulo 12
A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA ERA DIGITAL
Franciele Martins Guilherme

Capítulo 13
LIBERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO, SUPERIOR E ENSINO TÉCNICO
Suzana Lucinete Brugnoli Andrade Pereira

Capítulo 14
MARIA ROUPA DE PALHA NA SALA DE AULA
Janielson Araújo da Silva; Kelly Sheila Inocêncio Costa Aires

Capítulo 15
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A MUDANÇA SOCIAL
Erondina da Silva Tavares

Capítulo 16
DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Roseli Merquides de Alencar; Silvana dos Santos Justino Alves; Ana Paula Godinho Barbosa; Osineide Gonçalves Primo; Sandra Maria Novais Sversuti

Capítulo 17
QUIZ CONSUMO CONSCIENTE: UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Fabio Ventorim Siqueira; Edilson Luiz do Nascimento; Márcia Gonçalves de Oliveira; Kamila Scalzer

Capítulo 18
TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA ÁREA RURAL
Maria Ângela Pereira Pedroso
Kleide Ferreira de Jesus

Autores
CURRÍCULOS DOS AUTORES
Biografias