Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-994079-4-9

DOI: 10.5281/zenodo.4686035

Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudandes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo. 

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Ana Paula Godinho Barbosa; Cálita Fernanda de Paula Martins; Celita Fernandes de Oliveira e Silva; Eder Luz Xavier dos Santos; Edilson Luiz do Nascimento; Emanoelle Darabas da Costa; Erondina da Silva Tavares; Fabiana Alves Vendramel; Fabio Ventorim Siqueira; Franciele Martins Guilherme; Francieli Ferrari Ferraz; Guilherme Rosso da Silva; Ilderlanio Ferreira de Almeida; Ivani Cristina Voos; Janielson Araújo da Silva; Jaqueline Sandra Diel; Juliana de Andrade Boel Neves; Kamila Scalzer; Kelen A. Galvão Pinheiro; Kelly Sheila Inocêncio Costa Aires; Kleide Ferreira de Jesus; Laiene Maria Rodrigues dos Santos; Letícia Nunes de Sousa; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro; Márcia Gonçalves de Oliveira; Maria Ângela Pereira Pedroso; Maria Antônia Ramos Costa; Maria José Basso Marques; Maria Madalena dos Santos; Osineide Gonçalves Primo; Priscila Carla Hauco Toro; Regina Uemoto Maciel Martins; Rian Lucas da Silva; Roseli Merquides de Alencar; Sandra da Conceição Donato; Sandra Maria Novais Sversuti; Silvana dos Santos Justino Alves; Simone de Sousa Naedzold; Suzana Lucinete Brugnoli Andrade Pereira.

Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO REMOTO
Maria Antônia Ramos Costa; Fabiana Alves Vendramel; Priscila Carla Hauco Toro

Capítulo 2
EDUCAÇÃO ESCOLAR, GLOBALIZAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÕES: EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS
Ilderlanio Ferreira de Almeida; Rian Lucas da Silva

Capítulo 3
REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ
Cálita Fernanda de Paula Martins

Capítulo 4
O GRUPO DE ESTUDOS RESSIGNIFICANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE COLÍDER-MT
Regina Uemoto Maciel Martins; Maria José Basso Marques

Capítulo 5
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDOS EXPRESSOS PELOS PROFESSORES PRECEPTORES E EGRESSOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA
Laiene Maria Rodrigues dos Santos; Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Capítulo 6
LETRAMENTOS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS, MULTILETRAMENTOS, MACROLETRAMENTOS E PANLETRAMENTOS
Simone de Sousa Naedzold

Capítulo 7
O QUE VOCÊ FEZ NA ESCOLA HOJE? NADA SÓ BRINCAMOS!
Kelen A. Galvão Pinheiro; Jaqueline Sandra Diel; Sandra da Conceição Donato

Capítulo 8
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ARAPUTANGA – MT
Celita Fernandes de Oliveira e Silva; Juliana de Andrade Boel Neves; Maria Madalena dos Santos

Capítulo 9
RECORTE DO PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS SANCLERLANDIA, TURMA 2016/2017
Eder Luz Xavier dos Santos; Letícia Nunes de Sousa

Capítulo 10
UMA ANÁLISE DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE ÓPTICA
Guilherme Rosso da Silva; Francieli Ferrari Ferraz; Emanoelle Darabas da Costa; Ivani Cristina Voos

Capítulo 11
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR PARA UMA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Erondina da Silva Tavares

Capítulo 12
UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE "A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA ERA DIGITAL"
Franciele Martins Guilherme

Capítulo 13
LIBERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO, SUPERIOR E ENSINO TÉCNICO
Suzana Lucinete Brugnoli Andrade Pereira

Capítulo 14
MARIA ROUPA DE PALHA NA SALA DE AULA
Janielson Araújo da Silva; Kelly Sheila Inocêncio Costa Aires

Capítulo 15
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A MUDANÇA SOCIAL
Erondina da Silva Tavares

Capítulo 16
DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Roseli Merquides de Alencar; Silvana dos Santos Justino Alves; Ana Paula Godinho Barbosa; Osineide Gonçalves Primo; Sandra Maria Novais Sversuti

Capítulo 17
QUIZ CONSUMO CONSCIENTE: UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Fabio Ventorim Siqueira; Edilson Luiz do Nascimento; Márcia Gonçalves de Oliveira; Kamila Scalzer

Capítulo 18
TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA ÁREA RURAL
Maria Ângela Pereira Pedroso
Kleide Ferreira de Jesus

Autores
CURRÍCULOS DOS AUTORES
Biografias


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !